Uniube realiza evento para comemorar a Semana da Enfermagem | Acontece na Uniube

Uniube realiza evento para comemorar a Semana da Enfermagem

11 de maio de 22

Há 22 anos o curso de Enfermagem da Uniube realiza a celebração da Semana Nacional da Enfermagem. A programação contará com palestras, minicursos e roda de conversa sobre temas científicos relacionados à área. O evento acontecerá nos dias 13 e 14 de maio, no formato híbrido, e será voltado para os públicos interno e externo. As inscrições podem ser feitas pelo link: SEMANA ENFERMAGEM

O Mês da Enfermagem é comemorado internacionalmente e visa destacar o protagonismo da profissão na assistência da saúde. "Não existe mais essa questão de que enfermeiro trabalha em hospital, justamente porque enfermeiro não cuida só de pessoas doentes, o enfermeiro precisa se entender como um sujeito de transformação. Ele é capaz de levar saúde e autocuidado aos mais diferentes cenários e assim ocupar espaços que a maioria não enxerga, e esse tipo de evento vem para abrir essas mentes e levá-los a pensar fora da caixinha", comenta a coordenadora do curso de Enfermagem da Uniube, Carolina Prado.

Com foco em potencializar o currículo de alunos e profissionais da saúde, o curso de Enfermagem realiza, durante esta comemoração, várias ações voltadas para a área. "Traremos profissionais da área para falar sobre o Empreendedorismo na enfermagem, suas oportunidades e desafios, o papel do enfermeiro dentro da UTI neonatal, visto que é uma área ainda muito carente de profissionais qualificados, e uma roda de conversa com egressos de nosso curso que tiveram sucesso após a formatura para falarem de suas experiências profissionais, aprovação em processos de residência e trainee, carreira docente, mestrado e muito mais", continua a coordenadora.

O curso

Cuidar do outro e organizar os serviços de saúde: essa é a frase que mais define o curso de Enfermagem da Uniube. A formação possui estrutura completa, com um corpo docente capaz de oferecer conhecimentos e desenvolver habilidades que capacitam o aluno tanto para a prática assistencial quanto para a organização e coordenação dos serviços de saúde.

"A Enfermagem é uma das poucas graduações da saúde que trabalha teorias e ferramentas de administração e gestão, tanto de serviços hospitalares quanto gestão de serviços públicos (SUS). Os preceitos éticos, a Segurança do paciente e a educação em saúde é outro ponto importante que é tratado de maneira transversal em todos os componentes curriculares no decorrer da formação".

Ainda segundo a coordenadora, o curso também trabalha a importância do tratamento e atendimento humanizado. "O Cuidado de Enfermagem envolve dimensões técnicas, éticas, científicas e humanas, como o zelo, a solidariedade e o carinho, porém a rotina massacrante e as cargas de trabalho extensas e pesadas podem levar a uma 'automatização' desse cuidado, o que interfere na percepção da humanização. Dessa forma, o cuidado humanizado é trabalhado junto aos nossos alunos desde a primeira etapa do curso em praticamente todas as disciplinas, frisando sempre o cuidado individualizado, planejado e pautado na ética e na empatia para com o próximo", finaliza a gestora.