Uniube realiza 14ª Jornada Farmacêutica e comemora 25 anos de atividade | Acontece na Uniube

Uniube realiza 14ª Jornada Farmacêutica e comemora 25 anos de atividade

31 de outubro de 22

Em comemoração aos 25 anos do curso de Farmácia da Uniube, foi realizada, na última semana, a 14ª Jornada Farmacêutica. O evento teve o objetivo de proporcionar aos alunos do curso o contato com egresso das diferentes áreas de atuação e a vivência do dia a dia da profissão.

A programação contou com uma mesa-redonda sobre o descarte de medicamentos, uma palestra sobre os pilares da inteligência emocional e diversas oficinas com práticas de diversas áreas de atuação do farmacêutico. "Trabalhamos a Jornada de uma forma diferente das anteriores, no primeiro dia, tivemos representantes da vigilância sanitária, da farmácia solidária do município e da Drogasil, cada um abordando o descarte de medicamentos no cotidiano. A palestra sobre inteligência emocional foi conduzida pela supervisora de RH da Uniube, Rose Zaparoli", conta a diretora do curso de Farmácia da Uniube, Renata Frange.

Para o aluno do 10º período do curso, João Vitor de Almeida Pereira, o evento foi uma oportunidade incrível para a aquisição de conhecimento. "A adição das oficinas foi um ponto alto dentro da dinâmica de conteúdo proposta pelos docentes, pois tivemos uma interação mais próxima com a realidade das diferentes carreiras possíveis dentro das ciências farmacêuticas. Além disso, estar mais perto dos alunos recém-iniciados no curso foi algo relevante para mim, visto que estou no último período, pois esse contato pode servir como parâmetro de inspiração para eles. É uma excelente experiência", destaca o estudante.

Para o próximo ano, o curso já planeja trabalhar temas da atualidade elencados pelos próximos aluno. "Sem dúvidas, a importância desse evento é colocar os alunos em contato com egressos que hoje se destacam no mercado farmacêutico, bem como possibilitar aos alunos o conhecimento de todas as oportunidades que a área oferece" complementa Renata.

O curso

A graduação em Farmácia da Uniube completa 25 anos de história em 2022. O curso tem duração de cinco anos e oferece disciplinas como: química geral, ciências fisiológicas, bioquímica, química farmacêutica, toxicologia, entre outros componentes essenciais para a formação de profissionais da área.

"Os nossos professores são qualificados e os estudantes podem contar com ensino teórico e prático para vivenciar o dia a dia da profissão. Quem se forma no curso de Farmácia terá habilitação para desenvolver novos fármacos, podendo atuar na produção, no controle de qualidade, na informação de medicamentos, nas análises clínicas, toxicológicas e de alimentos", complementa a diretora.

Os farmacêuticos podem atuar em: hospitais, Sistema Único de Saúde (SUS), drogarias, farmácias públicas e privadas, produção industrial de alimentos, exames clínicos e toxicológicos. "A nossa área está em constante ascensão e com falta de profissionais no mercado, ou seja, temos muitas vagas ociosas. Por isso, nosso curso é uma excelente oportunidade para quem busca também inserção rápida no mercado", conclui.