Uniube promove 2ª edição da InovaOdonto | Acontece na Uniube

Uniube promove 2ª edição da InovaOdonto

04 de novembro de 25
1 / 1

A Uniube realizará, nos dias 12 e 13 de novembro, no anfiteatro D56 do Campus Aeroporto, a 2ª edição do Congresso de Inovação Científica e Tecnológica, InovaOdonto. O evento, gratuito e aberto ao público, reforça a inovação como eixo central na formação acadêmica e na atuação na área de Odontologia. 


Com o objetivo de aproximar a Universidade da comunidade, o Congresso busca tornar o conhecimento científico mais acessível e aplicável à prática profissional. A programação contará com palestras, mesas-redondas e oficinas práticas sobre temas como impressão 3D na saúde e o uso do microscópio confocal na pesquisa clínica e laboratorial. 


A docente e organizadora do evento, Maria Angélica Hueb, afirma que a expectativa é reunir cerca 300 participantes, entre estudantes, pesquisadores e profissionais, no formato presencial e on-line. "A primeira edição trouxe resultados muito positivos. Surgiram parcerias acadêmicas e institucionais que possibilitaram projetos conjuntos de pesquisa, desenvolvimento de materiais e aprimoramento de técnicas. A proposta é transformar conhecimento em soluções reais que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população e prepare os profissionais para um futuro cada vez mais digital, integrado e inovador", destaca. 


Entre os palestrantes, destacam-se as parcerias com os professores Robinson Sabino da Silva, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Saul Martins de Paiva da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Daniela Barroso da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), Cristiano Miranda de Araújo e Erika Calvano Küchler da Universidade de Tuiuti do Paraná, que também atuarão como subcoordenadores do evento e irão reforçar a interdisciplinaridade e intercâmbio entre instituições de ensino e centros de pesquisa.


"O foco do congresso está no ensino, na pesquisa, na extensão e na inovação. No ensino, os participantes têm acesso a oficinas e palestras que atualizam o conteúdo acadêmico com as mais recentes tecnologias na saúde. Na pesquisa, há a divulgação de estudos e trabalhos científicos publicados em anais, que fortalecem a cultura investigativa entre alunos de graduação e pós-graduação. Na extensão, traduzimos a informação científica em práticas acessíveis, como demonstrações tecnológicas e ações educativas voltadas à saúde bucal. Já na inovação, estimulamos a produção de novos produtos, metodologias e parcerias com empresas e startups, que consolidam a Uniube como polo de inovação científica e transformação social", conclui Maria Angélica Hueb. 


Pâmela Rita