Uniube lança projeto de atividades físicas para hipertensos | Acontece na Uniube

Uniube lança projeto de atividades físicas para hipertensos

01 de novembro de 21

O curso de Educação Física da Uniube está com inscrições abertas para o projeto de extensão Exercite Hiper, que tem como proposta a prescrição de exercício físico aeróbico e resistido para adultos diagnosticados com hipertensão arterial. Podem participar pessoas com 30 anos ou mais, com liberação médica para prática de exercícios. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail hipertensaoeexercicio@uniube.br.

Todos os participantes irão passar por um processo de triagem para identificação de fatores de risco. Se a estratificação de risco for alta, o inscrito não poderá integrar o projeto. "No âmbito fisiológico o treinamento físico, desde que aplicado baseado em conhecimento científico, provoca adaptações efetivas em diversos sistemas, como é o caso do sistema vascular e cardíaco. Essas adaptações, por sua vez, melhoram o controle da pressão arterial, reduzindo-a", explica a coordenadora do projeto, professora Marina de Paiva Lemos.

O projeto contará com a participação de alunos do curso de Educação Física da Uniube. "Temos como proposta prepará-los para atuar na prescrição de exercício físico para este público em específico, assim como desenvolver o senso crítico e o planejamento de atividades a partir de estudos pautados na leitura e interpretação de textos científicos que abranjam temas voltados à prescrição de exercício para hipertensos, bem como as avaliações física e funcional para este público", continua a professora.

A prescrição de exercícios aeróbios e resistidos será pautada em diretrizes nacionais e internacionais, em dois dias da semana (segunda e quarta-feira), no período da tarde (17h às 18h), no campus aeroporto da Universidade. "As minhas expectativas são as melhores possíveis. Acredito que a aplicação do conhecimento científico na comunidade externa engradece a formação dos discentes e abre oportunidade para a população se beneficiar de serviço (aqui no caso a prescrição de exercício) de forma gratuita e segura" conclui.

Educação Física Uniube

O curso de Educação Física da Uniube forma profissionais aptos a atuar em diversos setores para a promoção da qualidade de vida e da saúde, como na assessoria, no planejamento, na execução e na avaliação de programas de Educação Física nos campos do esporte, lazer e atividades físicas voltadas para diferentes grupos sociais. "O curso é ofertado nas modalidades de bacharelado e licenciatura, em regime semestral, com turmas no período matutino e noturno. Com um corpo docente qualificado e com vasta experiência profissional e um currículo atualizado em consonância com as diretrizes curriculares nacionais, forma profissionais com competências e habilidades para atuar nos diferentes campos de intervenção que vão desde a educação básica (licenciatura) até as academias de ginástica e musculação, empresas, escolas esportivas, clubes, hotéis, spas, entre outros (bacharelado). Além dos programas voltados para o ensino, o curso dispõe de vários projetos de extensão e pesquisa, os quais contribuem decisivamente para a formação dos nossos estudantes", destaca o diretor do curso de Educação Física da Uniube, Silas Queiroz de Souza.