Uniube lança Guia de Fontes para Jornalistas | Acontece na Uniube

Uniube lança Guia de Fontes para Jornalistas

10 de março de 20

A Assessoria de Imprensa da Universidade de Uberaba (Uniube) lançou, esta semana, o Guia de Fontes para Jornalistas, fruto de um esforço para oferecer a profissionais da imprensa uma relação de professores e pesquisadores qualificados disponíveis para conceder entrevistas, esclarecendo, ao público, temas diversos tratados na mídia. Para acessar a versão on-line, clique aqui.

O Guia reúne nomes e informações de mais de 400 docentes da Uniube em Uberaba e Uberlândia, como formação acadêmica, área de atuação e assuntos sobre os quais estão aptos para dar entrevistas ou emitir opiniões. Os dados foram coletados e organizados pelos jornalistas Larissa Rodrigues e Marcelo Lemos por meio de questionário enviado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) de cada professor.

“A primeira versão do Guia de Fontes foi produzida por alunos do curso de Jornalismo, em 2009, sob orientação da professora e mestre em Comunicação, Cíntia Cerqueira Cunha Pimenta. Sabemos da importância deste material para o trabalho dos colegas jornalistas e sentimos a necessidade de atualizá-lo. Por isso, resgatamos essa ideia e trouxemos para dentro da Assessoria de Imprensa da Uniube”, diz Marcelo.

A informação de qualidade é condição indispensável para a construção da cidadania da população como um todo. Por isso, o Guia de Fontes para Jornalistas será de grande auxílio no tratamento de assuntos de interesse público. Da mesma forma, servirá como suporte à busca de fontes experts capacitadas para análise e contextualização de temas atuais em pauta na mídia.

Nem todos os profissionais se encontram relacionados no Guia de Fontes. Foram listados aqueles que se dispuseram a colaborar para o trabalho da imprensa e responderam, voluntariamente, em tempo hábil, às informações necessárias. Naturalmente, em edições futuras, outros nomes serão incluídos.

“O Guia de Fontes da Uniube é um importante passo que a Assessoria de Imprensa dá no relacionamento com a mídia. Pretendemos continuar esse trabalho e produzir o mesmo material no Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU), com a relação de profissionais das diversas áreas da saúde, também aptos e disponíveis para entrevistas”, comenta Larissa.

A solicitação de entrevista com qualquer uma das fontes listadas no Guia deve ser feita à Assessoria de Imprensa, responsável pelo agendamento, preparo de informações complementares e acompanhamento da pauta.