Uniube é parceira na realização do X Colóquio Internacional de Direito e Literatura | Acontece na Uniube

28 de setembro de 21

O X Colóquio Internacional de Direito e Literatura (CIDIL) está com inscrições abertas, até esta quinta-feira (30), para a submissão de trabalhos. O evento se constitui de painéis e grupos temáticos de apresentação de trabalhos, que acontecem nos 22, 23, 29 e 30 de outubro (painéis) e nos dias 04 e 05 de novembro (GTs), na forma de um webcolóquio, por meio da plataforma zoom. As informações podem ser obtidas pelo link: http://www.rdl.org.br/cidil/.

O CIDIL é o mais importante evento em Direito e Literatura da América Latina que tem como objetivo a promoção e a difusão dos estudos sobre Direito e Literatura desenvolvidos no Brasil e no exterior. Ele é promovido e organizado pela Rede Brasileira de Direito e Literatura (RDL), em parceria com os Programas de Pós-Graduação em Direito da UnB, FDV e UNIFG. "A Uniube é também parceira do evento já que o NEPEDILL/UNIUBE - Núcleo de estudos e pesquisas em Direito e Literatura, vinculado à RDL, promove pesquisas na área e seus integrantes submeterão resumos para serem apresentados nos diversos GTs do evento. Estimamos enviar cerca de 10 trabalhos para apresentação no evento.", conta a professora do curso de Direito da Uniube e secretária executiva da RDL, Thaísa Haber Faleiros.

Este ano o evento coloca em pauta as questões relativas às fronteiras territoriais, epistemológicas e de gênero, a fim de permitir que novos imaginários e realidades jurídicos, institucionais e sociais sejam criados e estimulados a partir das narrativas insurgentes. "Para nós, é importantíssima a parceria, pois se trata de evento internacional de suma importância para uma análise mais contextualizada do Direito, uma vez que a literatura permite expandir horizontes e tornar o Direito mais humano. O envolvimento de nossos professores e discentes é motivo de grande alegria e orgulho para nós, pois isso comprova o engajamento de todos na pesquisa, lembrando, inclusive, que Direito e Literatura têm sido um ponto cada vez mais valorizado nos certames nacionais.", destaca a diretora do curso de Direito da Uniube, Andrea Queiroz Fabri.

A participação dos alunos também reflete positivamente na propagação das pesquisas que são desenvolvidas no Núcleo de Estudos e Pesquisa em Direito e Literatura (NEPEDILL). "O NEPEDILL é um grupo de estudos que se realiza no âmbito do curso de Direito da Uniube. Eles selecionam alunos para os seus mais variados projetos e a partir daí fazem pesquisas nessa área.", explica a professora Thaísa.

Para o ex-aluno do curso de Direito da Uniube e membro do comitê acadêmico da RDL e do NEPEDILL, Lucas Mazete, a expectativa é a de que o evento possa contribuir para as reflexões sobre a afirmação de direitos de grupos minoritários e sua institucionalização por meio do Direito. "Tenho participado desde a quinta edição e acredito que este evento é muito importante para todos os acadêmicos, na medida em que ele rompe as barreiras do senso comum teórico e tecnicista do Direito.", conclui.

Segundo o Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Uniube, André Fernandes, essa parceria é positiva porque fortalece um dos pilares da Universidade, a pesquisa. "No atual momento que vivemos, é necessário fortalecer as parcerias entre as instituições que estão envolvidas com ensino, pesquisa e extensão, tanto do Brasil como em outros países do mundo. Também, para que os resultados das pesquisas sejam discutidos entre os pares da comunidade científica, é importante que sejam organizados eventos para a troca de informações. E o CIDIL, na temática do Direito e Literatura, é o mais relevante de todos os eventos organizados na América Latina. É uma grande honra para a Uniube ser parceira em tão importante evento. Cabe também destacar a importância para toda a comunidade acadêmica da Uniube o NEPEDILL, que é o grupo de estudos do curso de Direito da Uniube que trabalha ativamente em temas relacionados ao Direito e à Literatura", finaliza.