Uniube e ICBEU promovem evento sobre as eleições norte americanas | Acontece na Uniube

Uniube e ICBEU promovem evento sobre as eleições norte americanas

24 de novembro de 20

A Universidade de Uberaba (Uniube) e o Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (ICBEU), em parceria com a Embaixada Americana, realizaram, de forma remota, o evento "U.S. 2020 - Elections Programming". Na ocasião, os palestrantes internacionais, Cristopher Gosselin, Julia Mckay, e os docentes de Direito da Instituição, Lucas Nabut e Marcelo Henrique, esclareceram as dúvidas a respeito das eleições americanas.

As palestras tiveram aproximadamente 300 participantes e foram divididas em dois momentos. No primeiro, os palestrantes internacionais ministraram o debate sobre o "Processo Democrático nos Estados Unidos da América (EUA)" e no segundo, os docentes da Uniube comandaram a conversa de "Comparação entre os Sistemas Eleitorais Americano e Brasileiro" e "Considerações sobre o Sistema Eleitoral Brasileiro (Majoritário e Proporcional)".

A coordenadora do curso de Direito, Andréa Fabri, foi a mediadora do debate. Ela afirma que o evento teve o resultado esperado. "Como era véspera de eleição nos Estados Unidos, decidimos fazer essa exposição sobre o sistema eleitoral norte americano. Os cônsules dos Estados Unidos foram muito receptivos ao convite e elogiaram a iniciativa da Universidade. O evento foi um sucesso", comenta.

A coordenadora de Extensão da Uniube, professora Maria Theresa Cerávolo Laguna, destaca o diferencial de abordar o tema. "O processo das eleições americanas é muito diferente do processo no Brasil, nós vimos o tempo que demorou para apurar os votos nos EUA, comparado ao tempo que demorou para apurar os votos aqui nas eleições municipais. Então, no debate, a gente pôde explicar essa diferença e promover o contato com os palestrantes de outro país", conclui.