Uniube e Governo Municipal assinam aditivo ao termo de convênio do ambulatório de psiquiatria do IMM | Acontece na Uniube

05 de abril de 23

Carolina Oliveira

Nesta última quarta-feira, 05, representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Uniube e gestão do Instituto Maria Modesto (IMM) se reuniram para a assinatura do aditivo ao termo de convênio para o início das atividades do primeiro ambulatório de psiquiatria do município. Os atendimentos iniciam na próxima segunda-feira, 10.

A expectativa é que sejam realizadas 80 consultas por semana, e que 260 novos pacientes sejam atendidos por mês. "À medida que o ambulatório for se instalando e for se desdobrando em outras conversas e negociações que temos tido com a Secretaria de Saúde, o ambulatório vai ser muito importante não só de maneira indireta, fazendo os atendimentos para a população, mas também para ser campo de estágio para a formação de novos psiquiatras, que não acontecia em Uberaba e começou agora com a residência médica, para não dependermos de profissionais de outras cidades, seja nos serviços privados ou nos serviços públicos, inclusive da própria prefeitura. O atendimento vai possibilitar a formação de médicos para sanar um problema de Uberaba que é muito antigo, que é a falta de psiquiatras em todos os serviços de atendimento", explica o diretor técnico do IMM, Mateus Nóbrega Oliveira.

Para o gerente do Instituto Maria Modesto, Sérgio Marçal, esse é um momento histórico para a Universidade e para a saúde mental da cidade. "Quando você pega um trabalho de um estabelecimento com 88 anos de história, que sofre uma pressão negativa no sentido de mudança e não consegue, e a Universidade resgata essa história, aperfeiçoa e entrega novos serviços para a população, trazendo um ambulatório na área assistencial da saúde que é a de maior demanda no Brasil e no mundo, a saúde mental, que tem os níveis de adoecimento e de incapacidade para o trabalho maiores, a Universidade cumpre sua missão. Fazemos o ensino formando os residentes, a responsabilidade social no cuidado da população, ofertamos um serviço novo para suprir o vazio assistencial e vamos então reconstruindo a história com essa equipe ambulatorial, que é uma de possíveis três, focando sempre no acesso da população, em princípio do SUS e na integralidade. Vamos construir essa história com todos os atores juntos", pontua.

Para o diretor de serviços em saúde da Uniube, Iraci Neto, a assinatura do contrato foi um momento de muita satisfação e de alívio após um ano de trabalho. "A equipe batalhou muito por esse projeto por mais de um ano junto à Instituição, com o apoio institucional e não deixa de ser um marco, um novo tempo, um novo caminho para o Instituto Maria Modesto. Estamos buscando ampliar serviços, qualificar o atendimento à população, e a nossa missão, dentro dos nossos princípios sociais enquanto instituição, estamos agregando valor aos nossos acadêmicos graduandos, ampliando dentro da grade curricular da residência médica em psiquiatria, para que os nossos residentes se formem bem, mas que ao mesmo tempo também deem o máximo do seu conhecimento para a cura,  o tratamento e o equilíbrio desses pacientes, com os mais variados tipos de transtorno dentro da saúde mental. Para nós um momento de satisfação, e de reforçar esses atendimentos com perspectiva de novos projetos, para impactar diretamente a vida das pessoas", avalia.

Os atendimentos iniciam na próxima segunda-feira, 10, iniciando com a triagem da fila, que foi previamente acordado com a Secretaria de Saúde. "Temos uma população que tem um índice muito grande de pacientes na fila e que necessitam desse atendimento. A nossa rede de psiquiatria precisa funcionar para que a nossa macro e nossa microrregião também tenham essas referências do serviço. E devemos dar continuidade no trabalho, não estagnar. Precisamos avançar, afinal, a população aumenta, a fila cresce e precisamos, cada vez mais, proporcionar o acesso do paciente a esses serviços", comenta a secretária de saúde, Valdilene Rocha Costa Alves.

"Eu acho que isso é muito importante, são mais de quatro mil pessoas na fila aguardando atendimento psiquiátrico, isso é muito triste. Na medida que nós pudermos aliviar isso e atender essa população, isso vai ser muito bom para o nosso aluno, para os nossos residentes, e para a população em geral", comemora o reitor da Uniube, Marcelo Palmério.