Uniube é a 2ª melhor Universidade do Brasil em Cultura Empreendedora | Acontece na Uniube

Uniube é a 2ª melhor Universidade do Brasil em Cultura Empreendedora

27 de novembro de 23

A Uniube foi reconhecida como a 2ª melhor Instituição do País em Boa Prática de Cultura Empreendedora no Ranking de Universidades Empreendedoras 2023, realizada pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores. O levantamento bianual é um estudo que classifica as universidades a partir de seis critérios de avaliação: inovação, extensão, cultura empreendedora, capital financeiro, infraestrutura e internacionalização.

Neste ano, foram analisadas mais de 100 Instituições de Ensino Superior nas 27 unidades federativas do Brasil, contando com a participação de mais de 34 mil estudantes.

A coordenadora da Unitecne, incubadora de empresas da Uniube, Dionir Dias Andrade, avalia que o resultado é a consolidação do esforço da Instituição para promover ideias contemporâneas, atualizadas e harmônicas.

"A Uniube realiza uma série de atividades e eventos diversos inerentes à inovação e ao empreendedorismo, disponibiliza ambientes acadêmicos como espaço de coworking, maker e laboratórios que permitem a experimentação. Tem disciplinas curriculares e extracurriculares que fortalecem o domínio do conteúdo referente ao tema, apoia as empresas juniores, ligas acadêmicas, núcleo de inovação tecnológica. E tem uma incubadora de empresas e um núcleo de empreendedorismo fortes e atuantes", aponta Dionir.

Ela acrescenta que a Uniube tem o compromisso de oportunizar ao aluno as experiências e vivências que contribuem para uma formação capaz de atender as exigências do mercado de trabalho, principalmente por profissionais com capacidade de realizar multifunções, proatividade na resolução de problemas e responsabilidade em assumir riscos.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Uniube, André Luís Teixeira Fernandes, a Universidade está atenta às ideias dos alunos e tem o intuito de tirá-las do papel, tornando realidade uma proposta empreendedora, com toda a instrumentação necessária.

"Uma coisa que a gente fala muito aqui é que a Uniube oferece, como Universidade de Verdade, muito mais do que um histórico escolar. Ela dá condições para que o nosso aluno tenha oportunidades em todas as áreas do conhecimento, seja na extensão, seja na internacionalização, seja no empreendedorismo, na inovação, que às vezes os alunos não conseguem ter em outras instituições. Esse prêmio é um prêmio que coroa um trabalho de décadas de ações empreendedoras que a Uniube está desenvolvendo no dia a dia dos seus cursos", analisa André.

O pró-reitor relembra que a Unitecne está há mais de 20 anos oferecendo oportunidades e promovendo o pensamento empreendedor à população de Uberaba e região. "A gente tem ações de inovação e empreendedorismo também nos nossos lato sensu e stricto sensu, que são os mestrados e doutorados, para que o aluno tenha o apoio suficiente para ter a ideia transformada em negócio, e que a vida dele possa mudar. Grandes empresas já saíram dos nossos alunos, funcionários e da comunidade em geral", conclui.

Luiz Henrique Cruvinel