Uniube constrói laboratório de práticas inovadoras, o Espaço Maker | Acontece na Uniube

Uniube constrói laboratório de práticas inovadoras, o Espaço Maker

24 de maio de 22
1 / 4
2 / 4
3 / 4
4 / 4

A Uniube, por meio da Incubadora de Negócios (Unitecne), iniciou, neste mês, a construção do Espaço Maker, um laboratório com objetivo de oferecer prototipagem técnica para inovação e favorecer, na prática, as validações de novos modelos de negócios. A previsão é que as obras sejam finalizadas em julho e o espaço possa iniciar as atividades em agosto ainda deste ano.


O Maker Uniube é um espaço de prototipação de produtos e processos equipado com impressoras 3D, fresadora, CNC Router, Plotter e outras ferramentas de fabricação digital e prototipação rápida, controladas por computador e operadas com os mais diversos materiais de suporte para permitir a fabricação rápida, flexível e de baixo custo para os testes de conceito, protótipos e aplicações. "Ele foi estruturado para ser usado de forma compartilhada e gratuita no que couber, para contribuir para o fortalecimento das relações e interações entre empreendedores, empresas, ICTs, Parques Tecnológicos, IEBTs e demais ambientes de inovação", explica a coordenadora da Unitecne, Dionir Andrade.


O projeto faz parte de um conjunto de ações apresentadas pela Incubadora na FAPEMIG 07/2019. "É um Programa de Apoio a Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas que visa a ações integradas para o fortalecimento, a atração e a criação de empresas de base tecnológica. Desta forma, empreendimentos apoiados pela Unitecne terão no Maker Uniube uma forma de testar e validar seus projetos. Serão realizadas oficinas, cursos e treinamentos para que todos os interessados possam aprender a utilizar os equipamentos e as tecnologias disponibilizados", continua Dionir.


O espaço também será um grande diferencial para a comunidade acadêmica da Universidade. "Os novos equipamentos, somados aos existentes em diversos laboratórios muito utilizados pelos cursos de arquitetura, design, engenharias, odontologia, veterinária, entre outros, abrirão janelas de oportunidades para experiências práticas, com materiais alternativos, baratos e metodologia rápida para validar, testar e vivenciar", finaliza a coordenadora.