Uniube completa 72 anos formando cidadãos para o mundo | Acontece na Uniube

Uniube completa 72 anos formando cidadãos para o mundo

27 de novembro de 19

Nesta data também é comemorado o Dia Nacional da Educação a Distância

Mais de 90 mil profissionais participaram dos 72 anos de história da Universidade de Uberaba (Uniube). A Instituição, referência na região, também é reconhecida pelo comprometimento e evolução em todo o país. Com mais de 100 polos espalhados pelo Brasil, a Uniube conta com 25 mil alunos matriculados e mais de três mil colaboradores, a maior geradora de empregos da cidade na iniciativa privada. São cerca de 100 cursos de graduação e pós-graduação ofertados nas modalidades presencial e a distância.

A história da Uniube começou em 1947, quando o fundador, professor Mário Palmério, criou a primeira Faculdade de Odontologia do Triângulo Mineiro. Em menos de 10 anos, ele implantou os cursos de Direito e Engenharia Civil.  Junto com as conquistas, veio também a necessidade de expansão da estrutura física. Depois do Campus Centro, na Avenida Guilherme Ferreira, em 1976, a Uniube inaugurou o Campus Aeroporto, instalado na Avenida Nenê Sabino.

O reconhecimento como Universidade veio em 1988, pelo Ministério da Educação (MEC), proporcionando à Instituição autonomia para a criação de novos cursos, como os de Engenharias, Gestão e, posteriormente, Tecnólogos, no Campus Aeroporto. Em 2002, a Uniube recebeu autorização do MEC para abrir um Campus em Uberlândia. Atualmente, são dois campi na cidade: o Marileusa, local onde mais se evidencia o desenvolvimento tecnológico, e o Campus Via Centro, que iniciará as atividades em 2020. Também nos próximos anos está prevista a inauguração de um novo campus, com área de 22 mil metros quadrados, localizado na Zona Sul da cidade.

A Uniube oferece cursos de pós-graduação lato sensu, nas mais diversas áreas do conhecimento, e stricto sensu, com quatro programas de Mestrado e um Doutorado. O incentivo à pesquisa é feito por meio da iniciação científica, com a concessão de dezenas de bolsas para alunos de graduação. Para a inovação e o empreendedorismo, a Universidade possui a Incubadora de Negócios (Unitecne), que apoia ideias da própria instituição e da comunidade em geral.

A infraestrutura de relações internacionais possui três setores fundamentais e inter-relacionados: projetos e convênios com outros países, encaminhamento (outgoing) e recepção (incoming). Já para aproximar os estudantes da comunidade e promover a responsabilidade social, a Extensão Uniube desenvolve mais de 40 programas e projetos.

Prática Universitária. A estrutura oferecida pela Uniube garante aos alunos de graduação contato com a prática desde os primeiros períodos do curso. Na área da saúde, os estudantes podem atuar diretamente nas Clínicas Integradas de Fisioterapia, Psicologia e Odontologia e no Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU), um hospital de ensino vinculado à Universidade, que atua 60% pelo SUS e 40% particular e convênio, com atendimentos de média e alta complexidade em todas as especialidades médicas. Por ano, são realizadas, em média, 79 mil consultas no Pronto Atendimento, 12 mil cirurgias, 13 mil internações, 44 mil consultas ambulatoriais pelo SUS e 19 mil por convênios.

Para a área de agrárias, a instituição conta com o Hospital Veterinário de Uberaba (HVU) e a Fazenda-Escola. O hospital é fruto de uma parceria entre a Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu), Fundação Educacional para o Desenvolvimento das Ciências Agrárias (FUNDAGRI) e Uniube. O HVU é referência na prática do curso de Medicina Veterinária da Uniube e suporte para programas de aprimoramento profissional, pesquisa e pós-graduação.

Já os graduandos de Direito podem adquirir experiência na área no Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), com atendimentos reais, supervisionados por professores. O contato aproxima o aluno da realidade da comunidade e possibilita maior segurança na atuação profissional futura. Por ano, são atendidas cinco mil pessoas nas áreas criminal, cível, trabalhista e previdenciária.

EAD Uniube. No Dia Nacional da Educação a Distância, 27 de novembro, é comemorado também o aniversário de 19 anos da oferta de cursos a distância da Uniube. Na plataforma de estudos, também chamada de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), os alunos contam com um espaço de interatividade, com tutores e mentores. Criado em 2010, pela própria instituição, o AVA Uniube on-line é moldado para que o ensino oferecido acompanhe as evoluções tecnológicas e pedagógicas. A plataforma oferece acesso às bibliotecas virtuais e está disponível em aplicativo para Android e IOS.

Reconhecimento. A Uniube é a maior Universidade do interior de Minas Gerais, segundo Censo 2018, e está entre as cinco melhores universidades privadas do Estado pelo Ranking Folha (RUF 2019).