Uniube assume a gestão do Sanatório Espírita de Uberaba | Acontece na Uniube

Uniube assume a gestão do Sanatório Espírita de Uberaba

16 de abril de 21

A Sociedade Educacional Uberabense, a partir do modelo de gestão do Mário Palmério Hospital Universitário, assume, neste mês, o Serviço Integrado de Saúde Dona Maria Modesto Cravo (Sanatório Espírita de Uberaba). Com 88 anos de prestação de serviços, a instituição é referência em tratamentos psiquiátricos em toda a região.

A nova gestão tem como objetivo zelar pelo compromisso da Uniube com a comunidade uberabense, promovendo a qualidade de atendimento do Serviço Integrado e possibilitando mais um campo de atividades práticas para os alunos da área da saúde. "É mais um empenho da Sociedade Educacional para os serviços prestados aos uberabenses e à região. A gestão beneficia a formação de nossos alunos, proporcionando um desenvolvimento humano em atendimento, além de uma integralidade das diversas áreas da saúde. Ainda, auxilia na preservação desta instituição, que é muito importante", pontua o Presidente da SEU, Reitor da Uniube, Marcelo Palmério.

Responsável pela internação para contenção de surto psiquiátrico de pacientes de Uberaba e da região, 98% das internações do Sanatório ocorrem por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).  "A iniciativa visa levar a gestão profissionalizada para a instituição, por meio da otimização de recursos humanos e financeiros. Pretende também buscar novos serviços vinculados aos projetos de saúde mental do Ministério da Saúde e, com isso, garantir a sustentabilidade da instituição", explica a diretora administrativa do MPHU, Denise Monteiro.

Para o planejamento da nova gestão, já estão em andamento os projetos: criação da Residência Médica em Psiquiatria; implantação de Hospital Dia (internação diária); ampliação das atividades multiprofissionais, que atuam no modelo assistencial da unidade; e um estudo para a abertura de uma ala para o atendimento de convênios e particulares. "A equipe do MPHU, mais uma vez, se encontra motivada para participar da revitalização do modelo assistencial, buscando o melhor funcionamento e levando para dentro do Sanatório a excelência e a qualidade já existentes no Mário Palmério".

Associação dos Voluntários

A diretora administrativa do MPHU, Denise Monteiro, e os integrantes da Associação dos Voluntários do Sanatório Espírita se reuniram, nesta semana, para traçar estratégias relacionadas à continuidade da associação. O grupo tem o objetivo de promover, principalmente, ações voltadas para arrecadação de doações para o Sanatório e a promoção e divulgação de eventos doutrinários.

"Acreditamos que é de suma importância que a comunidade, que sempre apoiou e sempre contribuiu com as ações do Sanatório, continue participativa, prezando sempre o bem-estar do paciente que ali se encontra, as melhorias nas instalações e as adequações que são necessárias para a manutenção de uma assistência de qualidade. Queremos contar com isso e consideramos a associação como um parceiro em potencial para que todas essas ações tenham continuidade", finaliza a diretora.