Uniube assina convênio e assume gestão das UPAs em Uberaba | Acontece na Uniube

Uniube assina convênio e assume gestão das UPAs em Uberaba

24 de outubro de 23

A Uniube, por meio da mantenedora Sociedade Educacional Uberabense (SEU), assinou, nesta terça-feira (24), um convênio com o Governo Municipal de Uberaba para a gestão das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da cidade. O contrato terá vigência a partir de janeiro e contempla a gestão de recursos humanos e tecnológicos para o atendimento nas unidades. A instituição, que é referência na assistência em saúde em Uberaba e na região, já atua em parceria com a Prefeitura na gestão do Hospital Regional José Alencar e do Instituto Maria Modesto, além do hospital próprio, o Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU).

A assinatura ocorreu durante uma coletiva de imprensa e contou com a presença do Reitor da Uniube, presidente da Sociedade Educacional Uberabense (SEU), Marcelo Palmério; a Prefeita de Uberaba, Elisa Araújo; o diretor administrativo do Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU) e do Hospital Regional José Alencar, Frederico Ramos; a secretária de Saúde, Valdilene Rocha; a superintendente Regional de Saúde (SRS) de Uberaba, Ana Maria Bernardes; os vereadores Lu Fachinelli (segundo vice-presidente da Câmara), Luizinho Kanecão (presidente da Comissão de Saúde e Saneamento), Baltazar da Farmácia e Cabo Diego Fabiano; além de secretários municipais e representantes de entidades de classe.

A partir dessa definição, os representantes da Universidade e do Governo Municipal passarão a trabalhar no processo de gestão das unidades, que até janeiro era realizado pela Funepu. "É importante este momento, porque nos garante a segurança dessa transição. Nós temos que agradecer à Funepu, que trabalhou até aqui e continuará trabalhando até janeiro neste processo de transição. Esse processo é importante, porque garante harmonia na transição, sem prejudicar o cidadão, que é o que mais importa. É para ele que estamos trabalhando aqui, por isso a nossa dedicação, porque sabemos que a saúde vem em primeiro lugar", destaca a Prefeita Elisa Araújo.

"A transição administrativa envolve reuniões e cronogramas definidos entre a Secretaria de Saúde, a atual empresa, que é a Funepu, e a próxima empresa que assumirá, que é a SEU. Teremos reuniões para discutir a questão de patrimônio, prontuários, contratação de pessoal assistencial, contratação de pessoal administrativo, treinamento de equipe e definição de uma data específica para a troca entre as duas empresas", esclarece a Secretária de Saúde.

A SEU ficará responsável pela gestão da UPA Rafa Scaff Cecílio - São Benedito, que atende ao público adulto, e da UPA Dr. Humberto Ferreira - Mirante, que, além de prestar atendimento adulto, oferecerá acolhimento pediátrico em uma unidade que está passando por reformas. O contrato terá vigência de 60 meses e será executado pelo valor total de R$232.593.785,01, com uma média de R$3.876.563 por mês. "Eu me sinto muito seguro pelo que vejo que está sendo feito nas outras unidades que estamos administrando. Estamos conseguindo cumprir essa missão, basta analisar o nosso trabalho no Hospital Regional e no MPHU. Eu acho que isso é uma demonstração e confirmação de que não é apenas uma intenção, é realmente a prática. Então, vejo esse desafio das UPAs com muita tranquilidade e certeza de que as pessoas que estão à frente desse trabalho estão munidas do propósito de fazer o melhor trabalho possível", enaltece o Reitor Marcelo Palmério.

Para a nova gestão, cabe também à Instituição a implantação de sistemas de teleconsultas e planejamento para otimizar o tempo de espera dos pacientes não emergenciais. "Dentro do nosso plano de trabalho, já prevíamos a agilidade nos atendimentos, principalmente aqueles de menor prioridade "verde" e "azul". São algumas ações que tomaremos de início. Primeiro, proporemos a inversão no atendimento, com o paciente passando primeiramente pela triagem, exatamente para classificar e entender o quadro clínico, se é ou não de urgência. Em segundo lugar, aplicaremos a telemedicina para casos não emergenciais. Se o paciente não necessitar de mais nenhum procedimento além de receita e orientações do médico, poderá receber alta após a consulta. Caso ele precise de algum atendimento ou exame no local, o médico fará a solicitação, e após a realização dos procedimentos necessários, ele passará por reavaliação de um médico presencial. É importante ressaltar que o paciente sempre estará acompanhado por um profissional de saúde durante todo o processo, para que não esteja sozinho", destaca.

Outro ponto discutido na coletiva é a participação de alunos nas unidades para a prática acadêmica. "A Universidade oferece vários cursos na área da saúde: Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Psicologia, Odontologia; então, temos um compromisso na formação de profissionais da área da saúde e devemos dar o exemplo. O compromisso é mostrar a melhor maneira de atender e acolher as pessoas que buscam os serviços de saúde", finaliza o Reitor Marcelo Palmério.