Uniube amplia parceria com o ICBEU para testes de proficiência e revisão de textos | Acontece na Uniube

02 de dezembro de 21

A Uniube e o Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (ICBEU) ampliaram a parceria e passarão a conceder a alunos, professores e comunidade externa provas de proficiência em inglês, espanhol e francês, bem como revisão de textos e documentos acadêmicos em diversos idiomas. Para a comunidade interna da Uniube será oferecido desconto de 20% nos dois serviços. Os interessados devem acessar o site da Uniube para inscrições em: www.uniube.br  > relações internacionais

As provas de proficiência visam qualificar o nível de conhecimento de estudantes nos idiomas para processos seletivos de universidades. Elas serão realizadas quatro vezes no ano na Universidade. "O aluno vai poder fazer a inscrição da prova no site da própria Uniube, de acordo com o calendário disponível, agenda e fazer com tranquilidade nas dependências da Universidade. As provas de proficiência não reprovam os alunos, elas, na verdade, qualificam o nível de força deles naquele idioma. Então, o aluno pode ter um nível básico, um nível intermediário, nível avançado, fluência total ou pode ser comparado até mesmo a um nativo, de acordo com a nota que ele tira na prova de proficiência. O aluno vai ter uma comodidade maior, um benefício muito maior, esse benefício dentro do próprio campus", destaca a diretora administrativa e de projetos do ICBEU, Janaína Amaro Alves.

Já as revisões de textos e documentos acadêmicos, como: teses, dissertações, artigos científicos, históricos escolares, planos de ensino e monografias, serão disponibilizados durante todo o ano. "Temos desenvolvido diversos projetos em regime de colaboração, seja no âmbito de ações de internacionalização, seja no âmbito da extensão e ações comunitárias. O primeiro convênio formal com o ICBEU foi para apoiar a capacitação em língua estrangeira, por meio da concessão de expressivo desconto para cursos de idiomas oferecidos a alunos e colaboradores da Universidade", pontua o coordenador do Escritório de Relações Internacionais, Leonardo Campos Assis.

A negociação foi feita por meio do Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Uniube e tem grande importância ao firmar a internacionalização na Universidade. "O ERI é um órgão executivo subordinado à Comissão de Relações Internacionais e tem o propósito de dar suporte institucional a ações relativas à internacionalização da Instituição, oferecendo suporte para o estabelecimento de convênios com instituições estrangeiras, estimulando o intercâmbio de alunos e professores, prospectando e divulgando oportunidades e oferecendo suporte administrativo na tramitação documental com entidades internacionais, entre outras atividades", continua o professor Leonardo.

O ERI também é responsável pelo gerenciamento e pela tramitação de processos de solicitação de reconhecimento de diplomas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), expedidos por Instituições estrangeiras. "O que motiva a trazer novidades para a Uniube é o estímulo pela busca constante por condições que oportunizem uma formação de excelência aos alunos e a facilidade de capacitação dos colaboradores. A Universidade somos todos e por isso, sempre que uma oportunidade de convênio está em discussão, tentamos estendê-la ao maior número de beneficiados possível", finaliza.