Uniube abre seleção para Programa de Residência Multiprofissional em Saúde | Acontece na Uniube

Uniube abre seleção para Programa de Residência Multiprofissional em Saúde

01 de dezembro de 23

A Uniube deu início, no dia 1º de dezembro, à seleção para o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde "Atenção à Saúde em Rede". O processo seletivo é destinado às categorias profissionais de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Psicologia. As inscrições podem ser feitas no site www.uniube.br até o dia 31 de janeiro de 2024.

De acordo com a coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde "Atenção à Saúde em Rede", Mariana Marquez, este é um programa de formação continuada de profissionais da área da Saúde para a atuação no SUS, norteada pelos princípios da integralidade, interdisciplinaridade, humanização e ética, fornecendo subsídios para a participação em projetos de pesquisa focados nas necessidades dos serviços de saúde. "Como todo programa de residência em saúde, se pauta na formação em serviço, sendo uma especialização voltada para a prática em saúde", ressalta a coordenadora.

O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde possui dois anos de duração, com carga horária semanal de 60 horas.  Segundo ela, o residente atuará em cenários de prática no Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU), Clínicas Integradas da Uniube e Unidades Básicas de Saúde (UBSs). "Haverá atividades específicas e multiprofissionais que transitam nos três níveis de atenção à saúde. Os residentes vão experenciar a rede de cuidados do município, o funcionamento das diretrizes do SUS e a importância da relação multiprofissional no cuidado à saúde", explica Mariana Marquez.

Além da prática, os alunos terão acesso a conteúdo teórico e tutorias. Ao final, os residentes devem apresentar um Trabalho de Conclusão da Residência Médica (TCRM).

O Programa de Residência Multiprofissional é destinado aos egressos dos cursos de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Psicologia. O edital foi publicado no dia 1º de dezembro de 2023.

O início das avaliações está previsto para o dia 2 de fevereiro de 2024 e a divulgação do resultado final marcada para o dia 27 de fevereiro de 2024.

Daniela Brito