Unitecne Uniube é credenciada ao Comitê da Área de Tecnologia da Informação (CATI) | Acontece na Uniube

29 de fevereiro de 24

A Incubadora de Empresas da Uniube, Unitecne, foi credenciada junto ao Comitê da Área de Tecnologia da Informação (CATI), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Esse credenciamento permitirá que a Uniube e a Unitecne realizem atividades de pesquisa e desenvolvimento nas áreas da tecnologia e informação, uma das áreas que mais tem contribuído para a construção e mudanças na sociedade.

De acordo com o diretor do Departamento de Tecnologia da Informação da Uniube, Luciano Lopes, estar credenciado ao CATI é uma oportunidade de crescimento e desenvolvimento do corpo docente da universidade, beneficiando direta e indiretamente os alunos.

"Os benefícios trazidos por este credenciamento poderão expandir a nossa atuação no fortalecimento do setor. Com um número crescente de agentes envolvidos e beneficiados por este incentivo, conseguimos fomentar o desenvolvimento da competitividade das empresas nacionais e até mesmo viabilizar a atração de investimentos estrangeiros", explica.

Segundo Luciano Lopes, em um primeiro momento, os principais impactados serão alunos e professores dos cursos de Sistemas de Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Engenharia da Computação. No entanto, a evolução tecnológica tende alcançar profissionais de todas as áreas de conhecimento.

"É estimulante ter mais oportunidades de ampliar o apoio à pesquisa e ao desenvolvimento e, ao mesmo tempo, dar visibilidade à importância estratégica da tecnologia e da inovação para o desenvolvimento econômico e social da nossa região e das demais localidades onde a Uniube atua. Temos um histórico de várias décadas de desenvolvimento interno de software e acreditamos que podemos ultrapassar novas fronteiras a partir de agora", comenta o diretor.

Para a coordenadora da Unitecne, Dionir Andrade, o credenciamento poderá influenciar o desenvolvimento de novas empresas juniores e incentivar os professores a estarem à frente das ações voltadas para tecnologia e informação propostas pela Unitecne.

"Para a Unitecne esse credenciamento representa uma oportunidade excelente para que professores da Uniube possam atuar e contribuir com execução de atividades de pesquisa e desenvolvimento em tecnologia da informação, oriundos dos investimentos realizados pelas empresas de desenvolvimento ou produção de bens e serviços de informática e automação que fizeram jus a benefícios fiscais previstos na Lei de Informática", finaliza.