Unitecne entrega títulos de certificação e graduação a empresas incubadas e encerra ciclo de atividades do ano | Acontece na Uniube

10 de dezembro de 21

A Incubadora de Empresas da Uniube (Unitecne) concedeu títulos de certificação e graduação às empresas incubadas e que encerraram as atividades neste ano. Os projetos que concluíram a etapa de incubação são: o Instituto Ambiental Aondê, a Eco Serra e a Eloojas.

Além da apresentação dos novos projetos de negócio, o evento de certificação contou com a participação de parceiros da Unitecne, representantes das Empresas Juniores da Uniube e professores da instituição.

Para a coordenadora da Unitecne, professora Dionir Andrade, a cerimônia de certificação é uma etapa importante para o encerramento das atividades das empresas incubadas. "Essas três empresas trabalharam muito e cumpriram com o ciclo de incubação. Entre as etapas, elas tiveram mentorias, consultorias e participações em atividades visando a consolidação do modelo de negócio de cada uma. Essa entrega de certificação marca o encerramento das atividades de 2021, onde as empresas já estão basicamente prontas para seguirem sozinhas no mercado", conta a professora.

Encerrando ciclos

A represente do Instituto Ambiental Aondê, Karina Souza, explica que, embora a empresa já esteja em atividade há anos, ainda tem muito o que aprender e evoluir com as ações amadurecidas. "Já estamos há um tempo atuando em Uberaba e a incubação na Unitecne amadureceu muito nossa visão de empreendedorismo. Queríamos dar sustentabilidade financeira pra ONG e nós amadurecemos muito nesse processo. Agora, queremos pegar todo esse conhecimento que a gente adquiriu aqui e aplicar em novos projetos e continuar desenvolvendo a nossa missão, que é promover o desenvolvimento sustentável em Uberaba e na região", explica.

A Nadine Leal, representante do projeto Eco Serra, também apresentou uma iniciativa sustentável para reduzir resíduos e reutilizar tecidos descartados de empresas têxtil. "Foi aqui na Unitecne que a Eco Serra se desenvolveu de verdade. Hoje, fico pensando quem eu era em janeiro e quem somos agora, eu e minha empresa. A gente conseguiu chegar no modelo de negócio viável e isso é incrível. Para o futuro, quero fazer com que os nossos produtos sustentáveis alcancem o máximo possível da população, não só de Uberaba, mas do Brasil. Comigo, carrego o principal propósito que me acompanha desde o início: contribuir pra tornar a humanidade mais sustentável", pontua a empreendedora.

Os alunos de Administração e Sistemas de Informação, Fernanda Campos e João Carlos Maia, apresentaram a Eloojas, um empreendimento de inovação que visa facilitar a busca por vestuários on-line. "Quando iniciamos na Unitecne estávamos com um produto pequeno e recebemos consultorias de verdade e muitas dicas para crescer com a empresa. Aqui, realmente descobrimos o que faltava para entregar o produto ao cliente final. Criamos novos produtos, melhorados e adaptados, recebemos orientações e assessoria e agora estamos caminhando para o lançamento da nova plataforma que tem forças para alcançar mais pessoas na cidade", compartilha Fernanda.

Novidades na Incubadora em 2022

A coordenadora da Unitecne conta que as atividades deste ano mal encerraram e os planos para o próximo ano já estão firmes e fortes. Segundo Andrade, em 2022, a Unitecne irá promover um concurso de incubação com premiação para as melhores empresas incubadas. "Os alunos que quiserem incubar as empresas já podem se preparar, que para 2022, iremos aplicar um modelo de premiação em dinheiro para as empresas que mais se destacarem na incubadora. Em breve lançaremos o edital e abrimos as inscrições", enaltece Dionir.