Unitecne e Instituto Aondê iniciam projeto de recuperação ambiental no Córrego da Saudade | Acontece na Uniube

30 de setembro de 21

A Incubadora de Empresas da Uniube, Unitecne, irá realizar, na próxima segunda-feira (04), um evento simbólico para marcar o início das atividades do Projeto de Recomposição Florestal da APP do Córrego da Saudade. A ação é desenvolvida pelo Instituto Ambiental Aondê, em parceria com a Incubadora de Empresas da Uniube, a Unitecne, e tem o objetivo de revitalizar as áreas ligadas ao Córrego da Saudade, afluente do Rio Uberaba. O evento será realizado no bairro Jardim Uberaba, às 17h, e contará com a instalação de uma placa com o nome do projeto no local.

O projeto foi criado para atender uma área vulnerável da cidade, em um bairro periférico. Ele foi um dos aprovados para participar do Edital da Água, da empresa Mosaic Fertilizantes, em junho deste ano. A área que se propõe a recompor está localizada às margens de um trecho do Córrego da Saudade. "Essa área se encontra em estado de degradação, já que há acúmulo de lixo e entulho em pontos específicos. Também, no local, há um crescimento descontrolado de vegetação arbustiva e rasteira, poluição do córrego pelo deságue de esgoto e ausência da mata ciliar em proporções adequadas. Esses problemas causam, além dos óbvios problemas ambientais - como a degradação do recurso hídrico e do solo -, prejuízos à população, que demonstra motivação e o desejo de que esta área seja requalificada/recuperada.", esclarece uma das fundadoras do Instituto Aondê, Karina da Costa Sousa Lima.

A ação visa melhorar a qualidade ambiental do local, por meio da recuperação da APP, do plantio de árvores frutíferas, da criação de um jardim para polinizadores, da redução do descarte irregular de lixo e da revitalização e melhoria da infraestrutura da área. "O projeto propiciará melhores condições de vida e saúde para a população e contribuirá, de forma mais ampla, para a sustentabilidade urbana. Além disso, espera-se que ele possa contribuir comoum modelo para que as ações sejam replicadas em toda a extensão da APP do Córrego da Saudade visando à implantação do Parque Linear Grande Horizonte, previsto no Plano Diretor de 2006 e formado por sua área de preservação permanente.", complementa Karina.

São parceiros do projeto o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e de Serviços Urbanos, a Associação dos Moradores do Bairro Jardim Uberaba e a Codau. "Os nossos próximos passos serão iniciar a limpeza pesada da área e a construção da pista de caminhada. Ainda, queremos envolver os alunos extensionistas da Uniube nas atividades a serem executadas e promover cursos e oficinas de capacitação para os moradores do bairro.", explica a coordenadora da Unitecne, Dionir Andrade.

Para o evento, espera-se uma maior divulgação do projeto e, principalmente, um maior destaque e esclarecimentos quanto à relevância dele. "Queremos, com esse encontro simbólico, receber os parceiros no local do projeto para somar esforços na execução; aproximar mais ainda a Unitecne e a Uniube da comunidade;  informar para a sociedade a importância das atividades extensionistas realizadas pela Uniube para melhoria do bairro e da cidade e ressaltar para a sociedade a importância de iniciativas como esta da empresa Mosaic que permitem fazer mudanças positivas na cidade onde tem atuação.", continua a coordenadora.

Além da instalação da placa com o nome do projeto, a ocasião contará também com a entrega de ferramentas, como: roçadeiras, carrinho de mão, bomba costal, enxadas, entre outros itens, ao Instituto Ambiental Aondê, para a efetiva implementação das atividades.  "O Instituto Ambiental Aondê teve participação durante a elaboração do projeto e, após sua execução, todos os equipamentos adquiridos com o apoio do Edital da Água 2021 da Mosaic serão doados ao Instituto para que ele possa, junto com os moradores parceiros, dar continuidade ao projeto na sua manutenção, conservação e ações futuras.", finaliza Karina.

Serviço

Evento: Instalação da placa do projeto Recomposição Florestal da Área de Preservação Permanente (APP) do Córrego da Saudade e Estruturação de Parque Linear
Data: 04/10 - segunda feira
Local: Bairro Jardim Uberaba