Trote solidário: doação de sangue é incentivada por alunos da Medicina Uniube | Acontece na Uniube

Trote solidário: doação de sangue é incentivada por alunos da Medicina Uniube

23 de fevereiro de 23

Com a ação, os estudantes podem salvar mais de 200 vidas

A Associação Atlética Acadêmica Lineu José Miziara (AAALJM) do curso de Medicina da Uniube promoveu, neste mês, um Trote Solidário com os calouros da graduação. Em ação de conscientização, a atlética separou os novos estudantes em grupos para conhecer o Hemocentro de Uberaba. Na ocasião, calouros e veteranos, aptos para doação de sangue, aproveitaram a visita para realizar a ação. Participaram do trote solidário cerca de 60 graduandos. Cada bolsa de sangue doada pode salvar até quatro vidas.

O trote solidário já é uma ação desenvolvida no curso de Medicina da Uniube e visa substituir práticas que podem ser vexatórias ou violentas por ações de cooperação e responsabilidade social. Dessa forma, os calouros e veteranos podem se integrar em um ambiente saudável em que todos trabalham em conjunto para um bem maior, o bem do próximo. "Alinhado com o perfil do médico egresso que nos comprometemos a formar, os estudantes aprendem a exercer desde o início a cidadania solidária. Essa ação demonstra o cuidado com o próximo, uma característica imprescindível para o médico, é a vivencia prática do que é ensinado ao longo do curso. Os veteranos mostram aos calouros que, além da formação técnica, é necessário exercer humanidade e acolhimento para que, depois de formados, continuem atuando de forma solidária, cuidando da comunidade em seu mais amplo sentido. A sociedade ganha cidadãos mais empáticos comprometidos com a coletividade e bem-estar da comunidade, características fundamentais para a formação acadêmica de excelência", destaca a gestora do curso de Medicina da Uniube, Daiene Elisabete Moreira Pereira.

Neste semestre, o "Trote Solidário" realizado pelos alunos veteranos membros da atlética  propôs a doação de sangue para o Hemocentro de Uberaba pelos calouros e também veteranos do curso. "Dividiremos os calouros em grupos para que possam conhecer o Hemocentro de Uberaba, e aqueles que se sentirem à vontade poderão fazer a doação de sangue no mesmo momento. A visita é importante para que haja divulgação do local e incentive mais pessoas a irem doar. O nosso intuito é ensinar para os que estão entrando que Medicina é amor, é ajuda, é solidariedade", destaca a estudante do 6º período de Medicina, integrante da atlética, Ana Cecília Vieira Lima.

Ainda segundo a estudante, a intenção é mostrar que mesmo uma pequena ação, como a doação de sangue, pode salvar até quatro vidas. "Nossa mensagem principal é mostrar a eles que podem contar com a gente em todo e qualquer momento, queremos ensiná-los para que no futuro sejam eles ensinando para os seus calouros e assim por diante. Estamos abrindo caminhos para ensiná-los como é bom lidar com a Medicina, queremos deixá-los próximos desse universo da saúde, bem-estar da comunidade. O intuito é levar humanização, e nada melhor que mostrar isso para aqueles que estão entrando agora", finaliza Ana Cecília.