Trabalho multicêntrico de mestranda é publicado na revista Environmental Research and Public Health | Acontece na Uniube

07 de outubro de 22

O trabalho "Avaliando o papel de polimorfismos de nucleotídeo único em Cox-2 e dentes decíduos persistentes" avaliou cem crianças alemãs da cidade de Regensburg

Carolina Oliveira

Parte dos resultados da dissertação da mestranda em Odontologia, Suelyn Danielle Henklein, foram publicados na revista Environmental Research and Public Health - Fator de Impacto 4.614. O trabalho é fruto de uma parceria entre professores da Uniube com professores da Universidade de Regensburg (Alemanha) e da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), em Curitiba. Suelyn avaliou diversos fatores, envolvendo a origem de dentes decíduos persistentes em uma amostra de cem crianças alemãs.

O artigo analisa a persistência de dentes decíduos (DPP) como uma condição clínica prevalente quando o dente permanece retido por um tempo além do esperado na cavidade oral. "Nós selecionamos cem pacientes de duas clínicas privadas da Alemanha, da cidade de Regensburg e da Universidade de Regensburg. Acessei um banco de dados em que tinham diversos exames de panorâmica desses pacientes, e a partir deles, avaliei os estágios de Nolla, que avalia o estado de erupção, qual estágio de formação radicular esse dente se encontrava. Nós temos do zero ao dez, e eu tinha que observar os estágios Nolla e onde esse dente estava, se já estava em boca, se ainda estava para vir, se eu tinha o dente decíduo, quanto de raiz tinha nesse dente decíduo, para avaliarmos, desses dentes, quais que eu poderia classificar como dente decíduo persistente através dos estágios Nolla de erupção do dente permanente", explica a mestranda.

O objetivo foi avaliar se polimorfismos de nucleotídeo único (SNPs) no gene Cox-2 estão associados a dentes decíduos persistentes (PPT). Um total de cem crianças em tratamento ortodôntico foram triadas e incluídas no estudo, e cinquenta e uma tiveram pelo menos um PPT, enquanto 49 crianças foram classificadas como controle. "De todos esses pacientes, a média de cinquenta por cento deles encontraram com pelo menos um dente descido persistente, dentro desse grupo, eu consigo identificar quais desses dentes persistentes eram talvez um motivo por uma cárie, por outras patologias desenvolvidas por um tratamento de canal, então, consegui quantificar olhando a radiografia e colocando isso em uma ficha. Tudo que eu via nesse dente decíduo, que estava em boca, fui separando em ordens:  dentes com cárie, dentes com endodontia e os que eu não vi nada, nenhum problema aparente. Esses entraram em idiopáticos, então eles não conseguiram identificar o porquê que esse dente poderia estar retido. Todos esses pacientes se enquadraram nesse idiopático que seria eu não ter uma causa aparente. Esses pacientes foram selecionados, separados e aí foi feito uma análise genética desses pacientes. Essas radiografias foram separadas, fiz esse primeiro trabalho e foi enviado para um profissional de genética na Alemanha e ele fez um levantamento desses pacientes cruzando os dados. A minha parte foi determinar quais eram esses dentes persistentes, a quantidade de pacientes e de dentes, e depois dessa parte feita, criamos um primeiro artigo. Após essa parte já examinada, enviamos ao geneticista para ele conseguir com o PCR e descobrir esses padrões genéticos", conta Henklein.

O artigo mapeou um estudo genético para identificar o que poderia se enquadrar e que tipo de padrão genético esses pacientes poderiam estar ligados a um motivo de retenção prolongada, e mensurar que pode ser um fator genético. "Resumidamente, nossos resultados suportam a hipótese de que SNPs comuns na via de sinalização COX-2 podem atuar como potenciais preditores de risco de PPT. Com o nosso crescente conhecimento dos SNPs e seu envolvimento em diferentes condições, seremos capazes de identificar crianças em maior risco para problemas bucais", avalia.

O artigo foi publicado em tópico especial da revista Environmental Research and Public Health, Fator de Impacto 4.614. "É uma honra ter este trabalho divulgado em tópico especial da revista Environmental Research and Public Health, que tem extrema relevância no cenário científico. Fico muito orgulhosa de ter alcançado esse resultado com a orientação da professora Maria Angélica Hueb de Menezes Oliveira, do departamento de Mestrado da Uniube, em parceria com a professora Erika Calvano Küchler, pelo departamento de Ortodontia da Universidade de Regensburg", comemora Henklein.

Programas Uniube

Ao considerar a tradição do curso de Odontologia na formação de excelentes profissionais e o grande potencial da Universidade na formação de um docente de ensino superior e pesquisador, foi implantado o Programa de Pós-Graduação em Odontologia, em nível de Mestrado. Esse programa pauta-se pela busca da articulação entre teoria e prática, propiciando ao pós-graduando sólida formação fundamentada nos conhecimentos de sua área específica, bem como de seus usos no mundo do trabalho, articulando os saberes técnico-científicos às concepções éticas, políticas e biopsicossociais.

O Programa de Mestrado em Odontologia apresenta duas áreas de concentração:

Biopatologia: voltada para profissionais da Odontologia, Biomedicina, Biologia, Fisioterapia e outras áreas de saúde afins.

Clínica Odontológica Integrada: aárea de concentração em Clínica Odontológica Integrada é dirigida para profissionais formados em Odontologia que atuam nas áreas de Clínica Geral, Prótese, Dentística, Endodontia, Periodontia, Implantodontia, Ortodontia e Odontopediatria.

Confira os programas oferecidos pela Uniube.