The Street Store: Alunos da Uniube arrecadam doações para pessoas carentes | Acontece na Uniube

The Street Store: Alunos da Uniube arrecadam doações para pessoas carentes

22 de novembro de 18

Os alunos do grupo “Amigos do Igor” da Universidade de Uberaba (Uniube) irão realizar, pelo quarto ano consecutivo, o projeto The Street Store. O evento irá acontecer no dia 1º de dezembro, das 7 às 15h, na praça Doutor Jorge Frange. Os interessados em doar peças de guarda-roupa podem escolher entre mais de 20 pontos de coleta.

O projeto The Street Store tem como principal objetivo conceder aos moradores de rua a chance de escolher roupas, sapatos e outros acessórios, por meio de uma loja a céu aberto, gratuitamente. “O objetivo é implantar e implementar boas práticas de humanização e cuidado para com pessoas em situação de vulnerabilidade e riscos, vivenciando novas formas de promoção da saúde, considerando esses como instrumento de trabalho vinculado aos princípios da Clínica ampliada e compartilhada que tem por pressuposto básico o convite ao trabalho com o outro, para que pessoas se responsabilizem por pessoas”, diz a coordenadora do projeto, professora Valeska Guimarães Rezende da Cunha.

Além da doação de roupas e acessórios, a programação contará com outros benefícios aos participantes. “No evento será ofertado café da manhã e almoço aos moradores de rua, atração cultural com bandas, criando um ambiente de diversão e muita música. Também são realizadas práticas de exercícios físicos, aferição de glicemia capilar e pressão arterial, orientações sobre cuidados com os pés e dúvidas sobre saúde, realização de testes rápidos para diagnóstico de sífilis, HIV, hepatite C e B”, afirma a estudante de Medicina Larissa Garzone

Na edição anterior, em 2017, os alunos extensionistas e voluntários conseguiram atender mais de 300 pessoas carentes, sendo arrecadadas cerca de 12 mil peças. “Esperamos que o evento cresça cada dia mais, e que possamos disseminá-lo para outras cidades, além de conseguir atender as necessidades e anseios dessa população. Que no dia, e durante as atividades oferecidas, a população em situação de rua sinta-se acolhida e respeitada”, continua Larissa.

O projeto The Street Store tem caráter mundial, tendo seu início em 2014 por meio de uma ONG localizada na Cidade do Cabo, na África do Sul. Ele visa doar roupas a quem não tem, mas com a grande diferença de simular uma loja, dando aos moradores de rua a oportunidade de escolher as peças que desejam levar. Com a ação da Uniube, a coordenadora destaca que espera uma transformação de todos os envolvidos. “Os alunos – extensionistas e voluntários – se conscientizam sobre a importância da humanização, seja para produzir e promover saúde como também no cuidado ao próximo por meio da interação, da conversa, da escuta”, destaca a professora Valeska.

Para Larissa, o médico tem como missões: aliviar o sofrimento, cuidar e informatizar cada paciente. “Por meio desse projeto, a cada ano, realizo esses princípios e ofereço meu conhecimento construído no ambiente universitário à essa população e recebo em troca gratidão, amor e carinho. Isso não tem preço. Que consigamos perpetuar esse ideal por muitos anos”.

A coordenadora espera a participação de toda a população, tanto com doações, quanto na presença do evento. “É importante a participação da comunidade, pois consideramos que nesse local público, na Praça Dr. Jorge Frange, marcamos um território de conexão e de comunicação com as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade”, conclui.

Amigos do Igor

O projeto “Amigos do Igor” foi criado em 2014, a partir da morte de um aluno do curso de Medicina da Uniube, Igor Lombardi Penhalver. “Por esse ser engajado em causas sociais como uma forma de homenageá-lo, os amigos constituíram inicialmente um grupo de alunos, que posteriormente expandiu-se, tornando-se um projeto de extensão”, explica Larissa.

Ainda segundo a graduanda, diante do crescente número de pessoas em situação de rua, essa população foi alvo para atuação do projeto.  “Diante dessa problemática e usando os princípios do Street Store, o projeto foi criado e está se expandindo a cada ano.  Encontramos no The Street Store uma forma de atuar na melhoria das condições de vida e sobrevivência dos moradores de rua de Uberaba, pautados no acolhimento, humanização e cuidado ao próximo, além disso, oportunizou-se a troca de conhecimentos e atitudes entre pessoas em situação de rua, alunos, professores da Uniube e voluntários”, finaliza.