Temas em Debate: Evento da Pedagogia aborda questões ambientais e de sustentabilidade com os alunos | Acontece na Uniube

26 de março de 24

Alunos do curso de Pedagogia presencial da Uniube participaram do evento "Temas em Debate", na noite da última segunda-feira (25), um projeto do curso que tem como objetivo principal levantar diálogos e debates sobre diversos temas que abrangem a formação geral e formação específica relacionados à formação do pedagogo. Dessa vez, o evento contou o tema "Meio Ambiente, Biodiversidade e Sustentabilidade" e recebeu o professor Ricardo Baratella e o egresso do curso, Guilherme Martins, para o bate-papo com os alunos.

A coordenadora do curso de Pedagogia presencial, Cinayana Silva Correia, conta que o "Temas em Debate" é voltado para todos os alunos do curso e realizado semestralmente, abordando temas que podem contribuir com a formação profissional dos estudantes.

"Os temas partem da necessidade dos alunos e da comunidade acadêmica e trazem conhecimentos relacionados às questões do Enade, bem como os desdobramentos das pesquisas educacionais. Atividades como essa, permitirão a atuação consciente e crítica de nossos estudantes frente aos desafios no campo educacional presente", explica a coordenadora.

Para falar sobre o tema central do debate deste semestre, o professor do curso de Pedagogia e Ciências Biológicas, Ricardo Baratella, foi convidado para abordar a temática com os alunos. Ele é biólogo e pedagogo e falou um pouco da importância em debater esse tema com os alunos, principalmente os que chegaram agora no curso de Pedagogia.

"A importância de debater esse tema com os alunos da Pedagogia reside na necessidade de conscientizar futuros educadores sobre a relevância da biodiversidade para a vida no planeta. A biodiversidade não apenas enriquece os ecossistemas, mas também sustenta nossas atividades cotidianas, fornecendo recursos essenciais como alimentos, medicamentos e matérias-primas. Portanto, compreender e valorizar a biodiversidade é fundamental para promover práticas sustentáveis e preservar nosso meio ambiente para as gerações futuras", explica Baratella.

O professor enfatiza que a educação desempenha um papel fundamental na promoção da sustentabilidade e na conscientização ambiental. "Ao capacitarmos os profissionais da educação, estamos investindo em um futuro mais responsável e consciente em relação ao meio ambiente. Além disso, medidas práticas, como a implementação de políticas de conservação, a promoção da reciclagem e o estímulo ao consumo consciente, são essenciais para preservarmos a biodiversidade e garantirmos um ambiente saudável para as próximas gerações", finaliza.

Já o egresso Guilherme Martins, contou um pouco sobre a sua trajetória profissional para os alunos. O pedagogo formou em 2020 e, atualmente, trabalha na área pedagógica do Google, com a Google Partners, uma espécie de empresas parceiras do Google que oferecem cursos educacionais e de tecnologia para diversos municípios do Brasil.

Barbara Lemes