SIPAT em Uberlândia conscientiza, motiva e presenteia colaboradores da Uniube | Acontece na Uniube

SIPAT em Uberlândia conscientiza, motiva e presenteia colaboradores da Uniube

02 de dezembro de 22

Evento foi realizado no mês de novembro com tema relacionado à Copa do Mundo

Manter os colaboradores informados sobre a prevenção de acidentes de trabalho, é time que sai ganhando em campo. Foi assim a realização da 15ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), que aconteceu entre os dias 21 e 25 novembro, no Campus Uberlândia.

Organizado no mês que iniciou a Copa do Mundo, a comissão da SIPAT planejou um evento relacionado aos jogos e entrou no clima com o tema "Chute certo à prevenção". Trazendo conscientização e informação aos colaboradores da Uniube, a semana foi repleta de palestras com professores e com palestrantes de Uberlândia, além de premiação com brindes e promoções aos participantes.

"Nós trouxemos bastante interatividade no sentido de mesclar essas palestras. Não só com o objetivo principal da SIPAT, que é a prevenção a acidente de trabalho, mas também de bem-estar, autoestima, ambiente colaborativo, de integração e motivação a esses colaboradores", disse a presidente do SIPAT Uberlândia, Rosa Bettio.

O evento contou com palestras sobre prevenção a acidentes de trabalho, comportamento seguro, estresse excessivo e primeiros socorros, além de dinâmicas de atividade laboral. Por fim, uma grande confraternização com os colaboradores foi realizada no terraço da Uniube Uberlândia. Ainda de acordo com a presidente do SIPAT Uberlândia, a proposta da gestão deste ano foi usar menos verba possível para a organização do evento com estrutura e alimentação, e investir melhor a verba para a compra de brindes.

"Todos os dias nós tínhamos sorteios bons e no final tivemos uma enxurrada de brindes. Muitos dos colaboradores foram presenteados até mais de uma vez. Trabalhamos muito em cima de doações, o que possibilitou que a maior parte da verba fosse destinada para a compra de brindes, e nós conseguimos", finaliza.

SIPAT IMM

Instituto Maria Modesto (IMM) retomou a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) presencialmente. A 18ª edição também aconteceu entre os dias 21 e 25 de novembro. Os temas abordados nas palestras foram pensados para reforçar a segurança do trabalhador e também o cuidado com a saúde ocupacional e mental dos colaboradores. Além disso, vários sorteios aconteceram durante todo o evento.

"A primeira palestra foi sobre a saúde mental do colaborador, um tema que está em alta nesse período, principalmente após a pandemia. O nosso foco, além da segurança, foi a saúde integral, incluindo a saúde mental. As turmas foram divididas observando os turnos de trabalho, de modo que pudéssemos contemplar todos os trabalhadores. Em alguns casos específicos, em temáticas como material perfurocortante, que é voltado para a enfermagem, alguns segmentos foram privilegiados. Já em temas gerais, a exemplo da palestra sobre material biológico, englobamos todos os trabalhadores. Houve uma adesão muito positiva, percebemos que os trabalhadores participaram, fizeram perguntas, receberam bem os palestrantes, e ficaram motivados, também, pelo sorteio de brindes, afinal, nós sorteamos diversos itens para limpeza, kits de churrasco, vasilhas, roupas e peças artesanais produzidas dentro do próprio IMM", conta o gerente administrativo do Instituto Maria Modesto, Sérgio Marçal.

Para fechar a semana, os colaboradores se reuniram para um almoço que foi feito pelo serviço de nutrição e dietética do próprio instituto. "Finalizamos o evento com um almoço aberto para todos, uma confraternização, um momento bem positivo de encontro de todos aqueles que participaram e que puderam estar presentes no almoço de confraternização e compartilhamento da experiência. O evento foi produtivo, positivo, e deixou um conhecimento que pretendemos sedimentar para as próximas edições", finaliza.