Setembro Azul: Uniube promove evento voltado à educação bilíngue de surdos | Acontece na Uniube

Setembro Azul: Uniube promove evento voltado à educação bilíngue de surdos

15 de setembro de 23

A Uniube realiza, no dia 27 de setembro, o VII Encontro Setembro Azul, com o tema "Educação Bilíngue de Surdos - caminho de protagonismo e de emancipação da pessoa surda". O evento acontece anualmente de forma gratuita. Neste ano, ele será realizado no formato on-line, das 19h às 20h30, e é voltado para o público surdo e não surdo. As inscrições podem ser feitas pelo LINK.

O mês de setembro representa nacional e internacionalmente um momento de reflexão e celebração das conquistas da comunidade surda. "A campanha do Setembro Azul representa dois momentos que marcaram a comunidade surda. O primeiro, a opressão vivenciada, nos campos de concentração nazistas, em que as pessoas com deficiência e os surdos eram identificados com uma faixa azul, presa ao braço. O segundo momento, o atual, traduzido pela cor azul turquesa, uma cor vibrante, representa a riqueza linguística e cultural de uma comunidade que tem alcançado seu espaço social na equalização de direitos e no fortalecimento de uma sociedade mais humanizada e democrática", explica a intérprete da Uniube, Profa. Ms. Simone Pereira.

O encontro será totalmente on-line, transmitido para todos os polos da Uniube EaD com interação via chat. "O intuito é oportunizar um momento de reflexão sobre o ensino bilíngue e a implementação de políticas públicas voltadas para os alunos surdos. Além disso, entender as singularidades linguísticas dos alunos surdos e refletir acerca de meios de oportunizar que a educação supra as reais necessidades desse público, considerando a possibilidade de que as atuais e as futuras escolas de surdos, tornem-se, instituições de ensino bilíngue. Compreendemos que proporcionar momentos de reflexões e discussões sempre foram imprescindíveis, e os são ainda mais, num momento em que o mundo inteiro se reinventa e, com isso, a educação passa por profundas mudanças", comenta.

O tema do evento este ano é "Educação Bilíngue de Surdos - caminho de protagonismo e de emancipação da pessoa surda". "Ainda nessa direção, o tema do nosso evento vai ao encontro das atuais discussões no campo da educação dos surdos, haja vista que, no dia 23 de agosto, foi empossada no Ministério da Educação, a Comissão Nacional de Educação Bilíngue de Surdos (CNEBS), um marco histórico que foi conquistado graças ao movimento da comunidade bilíngue de surdos", finaliza Simone.

Programação:

19h às 19h15: Abertura.

19h20 às 20h20: Palestra: A Educação Bilíngue de Surdos - caminho de protagonismo e emancipação da pessoa surda.

Convidados: Andréia Beatriz Messias Belém Moreira - Professora Bilíngue da Secretaria de Educação do Distrito Federal e Dr. Messias Ramos Costa - Universidade de Brasília.

20h30: Encerramento.

Inscreva-se.