Setembro Amarelo: Serviço Social Uniube grava podcasts sobre Saúde Mental | Acontece na Uniube

Setembro Amarelo: Serviço Social Uniube grava podcasts sobre Saúde Mental

27 de setembro de 22

A Uniube lançou, neste mês, dois episódios de um Podcast sobre Saúde Mental. A campanha foi uma iniciativa do setor de Serviço Social da Instituição e teve o objetivo de esclarecer vários conteúdos que permeiam o adoecimento emocional, desde os sinais de risco, até os recursos socioassistenciais, ou seja, onde procurar ajuda. Os programas estão disponíveis no canal oficial da Uniube no Youtube, confira: canal Uniube

De acordo com a equipe do Serviço Social da Uniube, a inovação para este ano foi falar sobre apoio emocional e a prevenção do suicídio para além do ambiente corporativo. "O suicídio é uma questão de saúde pública e envolve o interesse de todos, direta ou indiretamente, por isso, nós queremos favorecer o acesso às informações à comunidade de modo geral", explica a supervisora de desenvolvimento social, Ana Paula de Oliveira.

A campanha foi lançada durante este mês para englobar as ações referentes ao Setembro Amarelo. "É o mês dedicado à prevenção do suicídio. É uma campanha com o propósito de salvar vidas de pessoas em sofrimento mental, transmitindo uma mensagem de apoio, auxílio e encaminhamento para uma assistência especializada. É uma ação coletiva para o engajamento das empresas, instituições, famílias, amigos, terceiros na escuta empática ao outro que está com ideação suicida, mostrando que ele não está sozinho", explica a assistente administrativa do Serviço Social, estudante do 10º período de Psicologia, Gabriela Abdala de Sá.

Segundo a psicóloga e colaboradora do Serviço Social da Uniube, Ana Carolina de Sá Oliveira Assis, ações como essa são importantes, pois a prevenção ao suicídio deve ser discutida em diferentes espaços, como empresas, escolas, universidades, serviços de saúde, entre outros. "O ensino, a pesquisa e a extensão são momentos de aprendizagem acadêmica que devem fomentar a preparação dos discentes para trabalhar a importância do cuidado com a saúde mental. Os discentes são os futuros profissionais que, numa equipe multiprofissional, poderão se posicionar a favor da valorização da vida, através de ações humanizadas e acolhedoras. Além disso, para cuidar do outro, é necessário cuidar de si, na perspectiva de conectar corpo e mente para a saúde integral do ser humano, uma vez que a qualidade de vida não envolve apenas cuidar do aspecto físico, mas também cuidar das emoções e dos sentimentos", complementa.

Outros projetos do Serviço Social Uniube

O Serviço Social constitui-se como referência no atendimento social e psicológico de colaboradores da Instituição. Por meio dele e em parceria com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) foi criado o Projeto Saúde da Mente, que visa acompanhar os colaboradores que apresentam sintomas de adoecimento por fatores emocionais.

"A equipe multiprofissional da Instituição (médico, psicólogo e assistente social) realiza acolhimentos, entrevistas, psicoterapia e acompanhamentos dos colaboradores durante todo o período de tratamento e/ou afastamento das atividades laborais, buscando identificar, compreender, mediar e encaminhar providências às demandas apresentadas. Além disso, são realizadas campanhas de prevenção ao adoecimento emocional e palestras de integração para divulgação dos serviços ofertados, com ações que promovem a valorização da vida", conclui a supervisora Ana Paula.