Semex e Semic estão com inscrições abertas para submissão de trabalhos; eventos serão on-line | Acontece na Uniube

03 de agosto de 20

Já estão abertas, até 24 de agosto, as inscrições para a submissão de trabalhos no V Seminário de Extensão (Semex) e no XXI Seminário de Iniciação Científica (Semic) da Universidade de Uberaba (Uniube), programados para acontecer nos dias 11 e 12 de novembro. Este ano, pela primeira, os eventos serão on-line devido à pandemia da Covid-19. A inscrição é gratuita e deve ser feita no site da Universidade (uniube.br/seminários).

Os eventos são voltados para estudantes do ensino médio, acadêmicos de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores e profissionais de diferentes áreas do conhecimento da Uniube e de outras instituições de ensino. O Semex tem a proposta de promover a integração de atividades de ensino, pesquisa e extensão nas diferentes áreas do conhecimento; e divulgar os programas, projetos e as ações extensionistas a partir dos trabalhos realizados pelos participantes.

Já o Semic tem o objetivo de avaliar os programas institucionais de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBIT) da Uniube, bem como os alunos vinculados a eles; promover a difusão do conhecimento pelo intercâmbio e a integração ensino/pesquisa das diversas áreas das instituições participantes; além de divulgar os resultados de pesquisa a partir dos trabalhos realizados por alunos de cursos de graduação de todo o país.

Conforme prevê o calendário oficial dos dois eventos, a lista dos trabalhos inscritos será divulgada no dia 04 de setembro; e a lista dos trabalhos aprovados, no dia 28 do mesmo mês. Já a divulgação da programação do evento acontecerá no dia 30 de outubro; e a abertura das inscrições para ouvintes, a partir de 15 de outubro.

Todos os participantes — aqueles que apresentarem trabalhos e ouvintes — receberão certificados. Para a coordenadora de Extensão da Uniube, professora Maria Theresa Cerávolo Laguna, o fato de a Universidade já dispor de infraestrutura possibilita a realização dos eventos de forma virtual. “Os trabalhos serão apresentados on-line na mesma metodologia de todos os anos: 12 minutos de apresentação e três de perguntas. Teremos uma banca formada por avaliadores externos. Os melhores trabalhos de cada uma das seis linhas temáticas receberão premiação, inclusive menção honrosa”, afirma.

Maria Theresa diz que a organização do Semex e Semic está otimista para a realização dos eventos totalmente de forma virtual. “O fato de ser on-line e gratuito oportuniza um grupo maior de pessoas a participar, principalmente os alunos de Educação a Distância da Uniube e de outras instituições. Sai do âmbito regional e abre espaço para pessoas do Brasil inteiro”, conclui.