Semana do professor: pedagoga formada pela Uniube é destaque nos Estados Unidos | Acontece na Uniube

Semana do professor: pedagoga formada pela Uniube é destaque nos Estados Unidos

11 de outubro de 23

Mulher, mãe e dona de casa. A pedagoga Aline de Souza Lucas nunca desistiu do sonho de atuar na Educação. A egressa fez o curso a distância pela Uniube, por meio do polo de Caratinga (MG) e foi aprovada para trabalhar em duas escolas nos Estados Unidos, país que escolheu para buscar novas oportunidades.

Aline se mudou com a família em outubro de 2021 para os Estados Unidos. De acordo com a egressa de Pedagogia, no Brasil, ela e a família não alcançavam a estabilidade financeira que almejavam. "Como qualquer pessoa, tínhamos sonhos e projetos a serem realizados. Chegamos com medo, afinal é um país diferente, com novos costumes, nova casa, novo idioma. Foi um momento em que eu sabia que começaria uma nova história", compartilha.

A egressa começou a trabalhar no novo país com limpeza de residências para conseguir renda extra, até que uma oportunidade de atuar na área de formação apareceu. "Quando meus filhos ingressaram na escola, a conselheira, juntamente com professores, diretores, entre outros funcionários, reuniu-se com os responsáveis pelas crianças para uma entrevista, isso é costume de todas escolas dos Estados Unidos, conhecer a família de todos os alunos. Assim, neste dia, durante essa reunião, me perguntaram o que fazia atualmente e o que fazia antes no Brasil, quando respondi que era professora, o rumo da conversa mudou, as informações que eu deveria passar sobre os meus filhos, começaram a ser sobre minha formação", relembra.

E o diálogo, iniciado em uma reunião de pais, possibilitou uma oportunidade para Aline, que abraçou com grande determinação. "Eu recebi, pela primeira vez, o convite para atuar na escola como profissional, mas ainda não seria esse o momento, pois precisava regularizar alguns documentos para trabalhar. Tive muito apoio para correr atrás de tudo e ingressar em aulas de inglês, mas o que mais me chamou atenção nesse processo é que, ao apresentar meu diploma e histórico escolar adquiridos pela Uniube, a responsável pelo colégio falou: você é uma profissional rara, que não pode ser desperdiçada, olha seu histórico ele é incrível, olha suas experiências, sua capacidade", complementa a egressa.

Com o apoio que precisava e um histórico escolar aprovado para atuação na área, Aline finalmente conseguiu entrar para trabalhar com o que mais ama: Educação. "Neste ano, recebi a tão esperada carta da imigração, com meu visto aprovado. Foi quando passei de escola em escola fazendo minhas aplicações. Hoje, trabalho em duas escolas de educação infantil, estou estudando inglês ainda e consegui uma bolsa na Cap Cod Graduation para me aperfeiçoar na área da educação infantil".

Grata por toda conquista, a professora Aline destaca que a realização de um sonho depende sempre do esforço de cada um. "Hoje tenho, primeiramente, que agradecer a Deus, por nunca ter deixado eu desistir dos meus sonhos e, depois, a oportunidade que tive de estudar em uma Universidade que me abriu grandes portas em outro país. Àqueles que almejam uma oportunidade como essa, na Educação: se você chegou até aqui e tem real interesse em seguir na carreira de pedagogo vá em frente, siga seu coração como eu segui o meu e não deixa ninguém dizer um dia que você não é capaz", finaliza.

EaD Uniube

A Uniube possui mais de 200 polos espalhados por todo o país e mais de 100 cursos de graduação e pós-graduação são ofertados em todas as áreas do conhecimento. A EaD oferecida pela Universidade está longe de manter o aluno distante; pelo contrário, com ambiente virtual de aprendizagem próprio, criado em 2010 pela Instituição, o ensino oferecido é moldado para acompanhar as evoluções tecnológicas e pedagógicas e proporcionar aos alunos uma maior aproximação com professores e tutores. O Ambiente Virtual da Uniube (AVA Uniube on-line) conta com uma equipe responsável por pesquisa, desenvolvimento e incorporação de ferramentas e novas tecnologias.

Para a coordenadora operacional do polo de Caratinga (MG), Shinésia Silva, a EaD Uniube rompe barreiras, abre novos horizontes e proporciona uma transformação de vida completamente possível e acessível para todos. "Eu pude ver e acompanhar trajetórias incríveis, de superação, conquistas e muita transformação na vida de pessoas, que outrora seria impossível. Dentre várias histórias incríveis, tive a satisfação de acompanhar a Aline Lucas, mulher, mãe, dona de casa, cursando Pedagogia. Antes mesmo de terminar o curso, ela já atuava na área e cada etapa era um desafio que sempre fiz questão de participar. Caminhamos juntas e fui vendo cada superação. Na realização dos estágios, eu estava ali, 'pegando no pé', pois sabemos da importância da experiência, da prática e a Aline mesmo com todos os desafios que tinha, nunca desistiu e se dedicou ao máximo", enaltece Shinésia.

Ainda segundo a coordenadora, a conquista da Aline é um grande exemplo da transformação da educação na vida das pessoas. "Hoje, a Aline mora nos Estados Unidos e teve a grata surpresa de ter seu diploma da Uniube validado em um país de primeiro mundo. Um 'papel' carregado de experiências, lágrimas, esforço, sacrifícios, dedicação e conhecimentos que levaram a Aline a viver o inesperado. Ter um curso superior significa carregar esse 'papel' dentro de você, o que te proporciona realizar sonhos, romper barreiras e, até mesmo, fronteiras. Nunca é em vão, sempre será uma 'bagagem' que te acompanhará onde você for e abrirá portas que você sequer um dia imaginou", conclui Shinésia.