Sem matrícula e sem primeira mensalidade: inscrições para cursos EAD da Uniube terminam nesta semana | Acontece na Uniube

03 de março de 23

A Universidade foi uma das pioneiras em EAD em Minas e, atualmente, está presente em mais de 200 polos espalhados pelo país.

As inscrições para os cursos de Educação a Distância (EAD) da Uniube ainda estão abertas e com uma novidade: matrícula e primeira mensalidade grátis. A Universidade foi a primeira de Uberaba a ofertar cursos nessa modalidade e a primeira a se destacar em Minas com a inserção de vários cursos a distância. Atualmente, a Uniube conta com mais de 200 polos espalhados em todos país e mais de 100 cursos, ofertados em todas as áreas do conhecimento a partir de R$ 99,00.

EAD oferecida pela Universidade está longe de manter o aluno distante; pelo contrário, com ambiente virtual de aprendizagem próprio, criado em 2010 pela Instituição, o ensino oferecido é moldado para acompanhar as evoluções tecnológicas e pedagógicas e proporcionar aos alunos uma maior aproximação com professores e tutores.

"A EAD da Uniube é bastante consolidada no mercado e foi criada no ano 2000 a partir de um grupo de professores que desenvolveu a tecnologia utilizada em nosso programa. De lá para cá, ela foi evoluindo com novas tecnologias e melhorando cada vez mais a relação da Universidade com o aluno. O ponto principal é que nós procuramos fazer com que o estudante se sinta cada vez mais próximo da universidade mesmo sendo um curso a distância. Para isso, a Uniube é organizada com vários atores em vários momentos da vida acadêmica, de tal forma que o discente possa sentir a nossa presença", explica o Pró-Reitor de Educação a Distância da Uniube, Fernando Cesar Marra e Silva.

O Ambiente Virtual da Uniube (AVA Uniube on-line) conta com uma equipe responsável por pesquisa, desenvolvimento e incorporação de ferramentas e novas tecnologias. "A Uniube tem como diferenciais duas coisas que são absolutamente muito relevantes: a tradição, pois são 75 anos de existência; e depois o know-how em Educação a Distância, que completa mais de vinte anos. Ao longo do tempo, nós aprendemos a fazer educação e a fazer a educação a distância. Aliamos tudo isso na oferta dos nossos cursos. Hoje, o nosso aluno é atendido de fato por professores. É o professor que faz a mediação da aprendizagem e esse mesmo professor é o que escreve o material, é ele que abastece o AVA", enaltece a coordenadora pedagógica da EAD Uniube, Silvia Bisinotto.

A EAD Uniube conta com quatro ingressos no ano e em cada bimestre o aluno tem dez semanas de estudos a serem desenvolvidas, tais como: leituras, videoaulas, exercícios, questões abertas e questões fechadas. "Em cada uma delas, ele pode fazer contato com o professor-tutor para tirar dúvidas, por meio de escrita, áudio ou mesmo vídeo, e o professor também pode responder da mesma maneira, garantindo a humanização desta relação tão importante no processo de aprendizagem. Ainda, cada aluno recebe um mentor, que é como se fosse um anjo da guarda, que acompanha o discente desde a sua entrada até a formatura, resolvendo dúvidas de informática e auxiliando no planejamento ao longo do bimestre", complementa o Pró-Reitor.

Dados do Censo da Educação Superior, divulgados no último ano, entre 2011 e 2021, as matrículas de cursos de graduação a distância aumentaram 274,3%. Dos mais de 9 milhões de matriculados em 2021 (instituições públicas e privadas), 41,4% optaram por cursos a distância. "Mesmo na EAD, que trabalha com grande volume de alunos, para nós o aluno é uma pessoa com nome e características próprias. O fato de o aluno poder falar com os nossos professores, de ter um mentor que o acompanha durante o curso e de ter um polo de apoio presencial que espelha a cultura da nossa Instituição faz com que cada aluno seja uma experiência única para a Universidade", finaliza.