Secretário Nacional de Prevenção e Combate às Drogas visita Instituto Maria Modesto | Acontece na Uniube

14 de dezembro de 21

Instituto Maria Modesto (IMM), antigo Sanatório Espírita de Uberaba, recebeu, nesta terça-feira (14), a visita do Secretário Nacional de Prevenção e Combate às Drogas, do Ministério da Cidadania, Dr. Quirino Cordeiro. Na ocasião, Cordeiro conheceu as dependências da instituição, bem como o modelo assistencial, e analisou a atuação do IMM nas ações de saúde mental em Uberaba e região. A tour foi acompanhada pelo presidente da Sociedade Educacional Uberabense, mantenedora do Instituto, e Reitor da Uniube, Marcelo Palmério, o diretor dos serviços em saúde da Sociedade Educacional Uberabense, Iraci Neto, o diretor administrativo do IMM, Sérgio Marçal, e representantes do Rotary Club de Uberaba.

Durante a visita, o secretário levantou pontos importantes em relação à internação de pacientes que apresentam quadros psiquiátricos em Uberaba e na região e parabenizou pela atual gestão da instituição, que tem desenvolvido um trabalho de qualidade e relevância no ramo. "Esse serviço de cuidado a pacientes com quadros psiquiátricos, que está sendo revitalizado a partir da atuação da Universidade de Uberaba, dá mais potência para as ações de cuidado das pessoas que apresentam transtornos mentais. Com essa visita, podemos levantar pontos que enfatizam o objetivo do governo federal, que é justamente firmar ajuda e apoio às instituições que realizam esse tipo de acolhimento e também do setor de dependência química no município, duas áreas que merecem atenção especial", avalia o secretário.

Para o diretor de serviços em saúde, Iraci Neto, essa visita poderá firmar laços importantes para que os serviços prestados na saúde pela Uniube sigam em referência. "Nosso sucesso é em prol da sociedade. A saúde mental do município é uma área que é bem avaliada nacionalmente. Aqui no Instituto, nosso objetivo é integrar ações que potencializem as políticas públicas para a área que ainda possui uma carência grande de atenção", compartilha Iraci.

O diretor administrativo, Sérgio Marçal, apresentou o organograma da instituição ao secretário que enfatizou o interesse do governo federal em ajudar. "Nossa missão é prestar cuidados em saúde mental a partir de uma concepção racional assentada no cuidado integral, gerando conhecimentos, responsabilidade social e cidadania. Atualmente, o Instituto Maria Modesto conta com 42 pacientes, entre homens e mulheres, um corpo profissional composto por 72 funcionários e muitas parcerias", comenta.

Sérgio explicou ainda que, embora seja uma instituição credenciada ao Ministério da Saúde, como Hospital Especializado em Psiquiatria e mantido pela Sociedade Educacional Uberabense, o Instituto é filantrópico, e também sobrevive por meio de doações. "Estreitar esses laços com autoridades é extremamente importante para que consigamos crescer e nos tornarmos, cada vez mais, referência nos serviços de saúde mental. Hoje, o Instituto atende mais de 80 munícipios de três macrorregiões de Minas Gerais: a Macrorregião Triângulo Sul, com 27 municípios, a Macrorregião do Triângulo Norte, com 27 municípios e o Noroeste de Minas, com 33 municípios", continua Sérgio Marçal.

Por fim, o secretário nacional firmou o interesse pela ajuda e disse que está na cidade também para discutir outros projetos voltados à prevenção e combate às drogas. "Nós, do Governo Federal, temos interesse em ajudar nesse processo, já que infelizmente, por conta de políticas públicas inapropriadas, houve fechamento de muitos leitos no Brasil, o que deixou os nossos serviços de Saúde de atenção à pessoa com deficiência mental ainda mais defasado. Por isso, estamos aqui em Uberaba, visamos fortalecer esse serviço para que possamos não apenas manter os direitos das resistências, mas também ampliar o direito das pessoas internas e possibilitar mais cuidado e qualidade no atendimento, além de uma abrangência ainda maior com outras diretrizes", finaliza Quirino.

O Rotary Club de Uberaba/Santa Rosa, responsável por intermediar a visita do Secretário no município de Uberaba, também participou da visita por meio da presidente da Comissão de Desenvolvimento do Quadro Associativo, Vanilda Guimarães Leite, o fundado do Club Santa Rosa, Luís Fernando de Freitas, a presidente da Comissão dos Projetos Humanitários, Maria de Fátima Oliveira Freitas e o represente da Fundação Rotaria, Renato Tiveron