Santa Banda formada por professores do curso de Direito fechou a Calourada 2018 | Acontece na Uniube

Santa Banda formada por professores do curso de Direito fechou a Calourada 2018

21 de fevereiro de 18

A “Santa Banda” fechou com chave de ouro a programação musical da Calourada, do 1º semestre de 2018, na última sexta-feira (16). Sem terno ou gravata, os professores do curso de Direito da Universidade de Uberaba (Uniube) subiram ao palco e mostraram um som de personalidade, fazendo uma grande salada musical influenciados pelo pop rock nacional, sertanejo e sucessos dos anos 80 e 90. A banda se apresentou com a participação do aluno do curso, Leonardo Medeiros, nos teclados e voz, provando o espírito democrático.

Um convite que virou coisa séria. Assim pode ser descrito o surgimento da banda formada pelos professores Frederico Ramos – bateria e percussões, Joaquim José – saxofone, Richard Maciel – violão e voz e Santo Gutier – gaitas e voz e também pelo ex-aluno do curso Gustavo Fideles – violão e voz. O nome da banda é uma homenagem ao professor Santo Gutier, que proporcionou a união da banda. “O Professor Santo Gutier, Decano no Curso de Direito, convidou os demais professores para uma apresentação em festividade de final de ano entre professores, e posteriormente na Calourada do Direito em 2017. Por isso o nome da banda “Santa Banda” em homenagem ao professor, que leciona no curso há 25 anos”, explica o professor Richard Crisostomo Borges Maciel.

É na música que os professores encontram mais uma forma de se relacionarem com os alunos. “O importante de uma apresentação artística é que além da aproximação, humaniza-se o contato permeado pela arte, no caso a música. Em momentos de descontração podemos proporcionar novas relações com os alunos, mostrando que não apenas de academicismo e profissionalização constrói-se uma Universidade. Uma Universidade se faz com pessoas e as relações entre elas – isso também é a essência da ciência jurídica”, afirma Maciel.

Esta foi a segunda apresentação da banda na Uniube. Ano passado eles se apresentaram exclusivamente na Calourada do Direito. Este ano fecharam a programação musical da Calourada de 2018. “Foi um desafio pois nenhum de nós somos músicos profissionais. Somos professores e advogados. Ficamos muito felizes, principalmente pelo novo espaço proporcionado pela Universidade. A comunidade acadêmica agradece”, conclui Maciel.