Residentes Multiprofissionais de Atenção à Saúde da Uniube realizam treinamentos com profissionais das UPAs em Uberaba | Acontece na Uniube

Residentes Multiprofissionais de Atenção à Saúde da Uniube realizam treinamentos com profissionais das UPAs em Uberaba

23 de dezembro de 21
1 / 2
2 / 2

A Residência Multiprofissional de Atenção à Saúde em Rede da Uniube desenvolveu, entre os dias 13 e 20 de dezembro, uma parceria entre os residentes e as equipes de saúde das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Uberaba para realização de alguns treinamentos sobre sobre o manejo nos atendimentos às urgências e emergências psiquiátricas, a partir dos parâmetros da humanização. O treinamento foi realizado por profissionais da Psicologia, Fonoaudiologia e Fisioterapia, sob supervisão da professora Marciana Moll.


De acordo com a professora responsável pela ação, o objetivo principal do treinamento foi transmitir conhecimento quanto à abordagem humanizada em psiquiatria às equipes de saúde em rede pública. "Discutimos junto à equipe assistencial de profissionais que trabalham nas UPAs do municípios as estratégias de atendimento humanizado ao paciente em agitação. Participaram desta proposta aproximadamente 38 profissionais entre enfermeiros, técnicos de enfermagem e assistentes sociais", explica Marciana.


A professora conta que teve o apoio de cinco residentes das áreas distintas e que acredita que a atividade desenvolvida seja importante para a formação profissional de cada um deles. "Acredito que esta atividade seja muito importante, porque a gente começa a apresentar as estratégias para o manejo do paciente de caráter multiprofissional, sempre abordando o cuidado de caráter humanizado que se deve ter", complementa a professora.


A enfermeira do Serviço de Educação em Saúde, Idianara Cristina Santos da Costa, participou do treinamento e disse que a ação foi importante para auxiliar nas tratativas dos atendimentos dentro das unidades de saúde e esclarecer dúvidas dos profissionais de saúde. "Esta parceria foi de grande valia, pois proporcionou uma troca de conhecimentos e oportunidades para a exposição das dificuldades enfrentadas pela nossa equipe diante de tal situação", comenta.


O residente e psicólogo, Rodrigo Cesar de Almeida, conta que, para ele, a atividade foi ainda mais importante e contribuiu para  a formação acadêmica e disseminação de informações com outros pares. "Para minha formação, isto é de extrema importância, porque a gente está ministrando treinamentos para profissionais da rede, que também é nosso foco de atuação.Participar desta atividade também nos dá a oportunidade de conhecermos a realidade dos espaços de saúde, pois os profissionais compartilham as experiências, falam um pouco do que acontece na realidade deles e a gente tenta adequar essa realidade àquilo que podemos oferecer", compartilha o psicólogo.


Segundo Rodrigo, contar com o apoio dos profissionais de diversas áreas de atuação contribuiu para um treinamento completo nas unidades. "Tivemos o apoio também da Fisioterapia, por exemplo, que auxiliou na fundamentação sobre a contenção dos pacientes, pois muitos deles chegam em surtos psicóticos, em surtos psiquiátricos nas UPAs, e os profissionais precisam contê-los.A Fonoaudiologia explicou sobre as preocupações em relação à alimentação, por exemplo, e  a Psicologia quanto a oferecer um espaço de humanização em relação a esses pacientes, que precisam ser cuidados por profissionais responsáveis e éticos", explica.


A atividade dos residentes contou, ainda, com o apoio da Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba (Funepu), responsável pela administração das UPAs.