Residentes do MPHU são aprovados para subespecialidades em outras instituições | Acontece na Uniube

Residentes do MPHU são aprovados para subespecialidades em outras instituições

07 de março de 23
1 / 1

Cinco alunos do programa de residência da Uniube - MPHU, foram aprovados para subespecialidades em outras instituições. Eles iniciam a terceira etapa da residência, e cada subespecialidade possui pré-requisito próprio, sendo a formação em uma das áreas básicas da Medicina, como clínica médica, anestesiologia, cirurgia geral, pediatria, entre outros.


O programa de Residência em Clínica Médica tem 2 anos de duração. Nesse período os residentes passam por enfermaria, ambulatório, uti, estágios de urgência e emergência.  "Temos um vasto curso de aulas teóricas, discussões de artigos e sessões clínicas. Uma formação ampla e completa. Essas aprovações são motivo de muita alegria e orgulho para todos nós. Já há vários anos todos os nossos R2 de Clínica Médica conseguem aprovações nas subespecialidades nos mais diversos e renomados serviços do Brasil como IAMSPE SP, USP Ribeirão, UFTM, UFU, Famerp, Dante Pazanese. Sinal de que nossa referência tem cumprido seu papel de formar especialistas em Clínica Médica aptos para atuarem nos maiores centros do país", avalia o coordenador da Clínica Médica, dr. Fabiano Bichuette.


A residente de Clínica Médica, Jéssica de Andrade Freitas, foi aprovada na subespecialidade de Gastroenterologia na Unesp, em Botucatu. "A Unesp é uma das referências em Gastroenterologia e Hepatologia no país, por isso optei pela instituição. A Clínica Médica na Uniube foi uma ponte na minha formação médica até meu sonho de ingressar na Gastroenterologia. Uma ponte importante que me moldou como profissional e além disso, no Mário Palmério, eu aprendi mais do que como ser médica. Foi um pilar essencial na minha formação. Nesses dois anos, tive professores e equipe incríveis. Foi uma experiência inenarrável com grande aprendizado. Estou animada com os próximos caminhos nessa nova residência na Gastroenterologia", comemora.


A residente de Clínica Médica, Lucilaine Furtado Hermenegildo, foi aprovada na subespecialidade em Reumatologia na UFTM. "A residência tem início em março de 2023, com duração de 2 anos. Realizei nova prova do PSU MG para Reumatologia na UFTM, com acesso após realização de 2 anos de Clínica Médica. Sou de Uberaba e realizei toda minha formação médica na cidade, na Uniube. Com o suporte de toda minha família aqui e com desejo de continuar trabalhando na região, optei por escolher prestar nova prova apenas na UFTM, que conta com ótimo serviço de Reumatologia, bem referenciado. A expectativa é de conhecer um novo serviço, de maior fluxo, com um novo perfil de atendimento, mais focado na parte ambulatorial, como a especialidade exige", conta. 


A residente de Cirurgia Geral, Mariana Layla de Oliveira, foi aprovada na subespecialidade em Cirurgia do Aparelho Digestivo no Hospital da Asa Norte, em Brasília. "É uma área que eu sempre achei interessante e sempre tive afinidade. Durante a residência de cirurgia geral foi a que mais tive contato, despertando mais o interesse. O Mário Palmério tem um grande parceiro que é o Hospital Regional, que proporciona para nós residentes um grande volume de cirurgias e que foi de extrema importância para a prática. Considero que realizei uma boa residência e que saio preparada para essa nova etapa", pontua.


O residente de Cirurgia Geral, Vitor Pina Pires, foi aprovado na subespecialidade em Cirurgia de Joelho na UNICAMP, em Campinas. "Meu interesse em cirurgia do joelho surgiu na R1, meu primeiro ano de residência. Tive uma grande influência dos meus preceptores.  Na parte prática, nosso fluxo em cirurgia do joelho é muito grande, com cirurgias eletivas, relacionadas a traumatologia. Desde o início temos um contato e um fluxo muito grande e esse foi um dos motivos da minha escolha. O Hospital Mário Palmério me deu uma base muito boa para seguir na minha vida profissional, cheguei na minha subespecialidade em um hospital que abrange procedimentos de média e alta complexidade. Eu recomendo para quem deseja realizar ortopedia e traumatologia, terá uma formação digna para seguir sua vida profissional", destaca.


Residentes aprovados:


- Jéssica de Andrade Freitas, aprovada em Gastroenterologia na Unesp, em Botucatu


- Lucilaine Furtado Hermenegildo, aprovada em Reumatologia na UFTM, em Uberaba


- Gabriele Mendonça Trevelin, aprovada em Cardiologia na Famerp, em São José do Rio Preto


- Mariana Layla de Oliveira, aprovada em Cirurgia do Aparelho Digestivo no Hospital da Asa Norte, em Brasília


- Vitor Pina Pires, aprovado na subespecialidade em Cirurgia de Joelho na UNICAMP, em Campinas