Universidade do Agro participaram do..."> Residentes do HVU participam do COMFEL | Acontece na Uniube Universidade do Agro participaram do...">

Residentes do HVU participam do COMFEL

28 de novembro de 23

Residentes de Clínica Cirúrgica e Médica de Pequenos Animais da Universidade do Agro participaram do Congresso Medvep Internacional de Medicina Felina (COMFEL), promovido pela empresa Medvep, realizado entre os dias 16 e 18 de novembro em Foz do Iguaçu, Paraná. Durante o evento, foram apresentados dois relatos de casos atendidos pela equipe de clínica médica do Hospital Veterinário da Uniube (HVU):  "Intoxicação por cefalexina e meloxicam em paciente felino filhote: Relato de caso" e "Crises convulsivas em felino de 3 meses: Relato de caso".

Os trabalhos expostos serão publicados na revista digital Anais COMFEL 2023, que compila todos os trabalhos do evento e estará disponível online para acesso público. "A participação no congresso foi de extrema importância para minha residência, poderei aplicar diretamente na minha rotina os novos protocolos medicamentosos e métodos de diagnóstico, favorecendo diretamente os meus pacientes. A publicação de trabalhos no evento também foi fundamental, como forma de divulgar o trabalho da equipe do HVU e contribuir com a literatura. Durante o evento, assistimos palestras de profissionais nacionais e internacionais, muito renomados na área, que discutiram sobre novos protocolos e abordagens das principais enfermidades felinas.  Durante as aulas também aconteceram exposições de casos clínicos, permitindo que pudéssemos treinar o raciocínio clínico diretamente", conta a residente do 1° ano em Clínica Médica de Pequenos Animais, Monyk Dias Carneiro.

As participantes assistiram palestras de profissionais renomados na área, que discutiram novos protocolos e abordagens das principais enfermidades felinas. "Participar desse evento foi uma experiência única, com certeza agregou muito na minha formação, aprendi muitas atualidades sobre os felinos e agora posso utilizar isso na minha rotina e também dividir com os meus colegas do aprimoramento. A minha trajetória só está começando e em menos de 6 meses de aprimoramento já evolui muito como profissional", pontua a residente Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais, Carolina da Silva Cruvinel.

Maria Clara Borges Oliveira Melo, residente de Clínica Médica de Pequenos Animais, destaca a importância do congresso para sua formação: "levamos para o COMFEL dois relatos de casos acompanhados no HVU, e participar do congresso foi incrível. Acrescentou muito na minha trajetória, pois pude rever diversos assuntos e me atualizar em relação ao tratamento mais indicado com base em estudos científicos atuais. O evento não só ofereceu palestras de profissionais renomados, mas também apresentou stands de diversas marcas, expondo diferentes medicamentos utilizados na rotina de felinos. Além disso, foram apresentadas inovações para o mercado, como o Traumeel, um anti-inflamatório não esteroidal com menos efeitos colaterais, e o Felimazole, medicamento exclusivo para o tratamento de hipertireoidismo em felinos", finaliza.

Carolina Oliveira