Residência Psiquiátrica: boa parte das práticas do programa da Uniube são realizadas no Instituto Maria Modesto | Acontece na Uniube

16 de novembro de 22

Carolina Oliveira

No início de 2022, a Uniube foi habilitada para ofertar Residência em Psiquiatria. A Universidade conta com nove programas ao todo. As atividades são desenvolvidas no Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU), Hospital Regional José Alencar e Instituto Maria Modesto, referências em assistência médica em toda região.

O Programa da Uniube conta com três vagas anuais e tem duração de três anos, com práticas no IMM, Hospital Regional e MPHU. "O início da residência em psiquiatria se deu em decorrência da falta de profissionais na região, do aumento da procura pela população e também por a Sociedade Educacional Uberabense ter assumido a gestão do Instituto Maria Modesto, antigo Sanatório Espírita, viabilizando campos de estágio na área. Por estar no primeiro ano do programa de residência, temos atualmente 3 residentes. Em março de 2023, receberemos mais 3 e em 2024 outros 3, totalizando 9 residentes. Com o quadro completo de residentes, esperamos uma ampliação significativa dos atendimentos, com impacto para toda a população de Uberaba e região", explica o coordenador da Residência em Psiquiatria, Mateus Nóbrega Oliveira.

O Instituto Maria Modesto é campo de estágio para diversos cursos na área da saúde. "Além de residentes de psiquiatria, o IMM recebe acadêmicos do curso de medicina, psicologia, farmácia, nutrição, serviço social, terapia ocupacional e enfermagem, inclusive de outras instituições de ensino. A presença dos alunos na instituição é fundamental para a formação de profissionais com competência para o atendimento desses pacientes nas diversas áreas de atuação, desenvolvendo capacidade para atendimento humanizado, individualizado e compreendendo a especificidade dessa população. O hospital está passando por uma reestruturação, que abrange desde a área física aos processos e fluxos de trabalho e estágios. Apesar de já observarmos mudanças significativas, é um projeto para médio e longo prazo. Estamos apenas no início", afirma Mateus.

Uberaba é referência nesse tipo de atendimento para a macrorregião, que abrange 27 municípios. "A residência médica em psiquiatria, que hoje tem grande parte das suas práticas desenvolvidas no IMM, representa um ganho para Uberaba e região. O principal ganho refere-se à possibilidade de entregar um profissional qualificado para um mercado extremamente carente nesse sentido, já que Uberaba tem uma defasagem de provimento de psiquiatras para a rede privada e pública. A Universidade faz uma entrega para toda a região", destaca o gerente administrativo do Instituto Maria Modesto, Sérgio Marçal.

Para o gerente administrativo do IMM, a prática desse profissional dentro do instituto está sedimentada, e o contato com os pacientes com quadros leves até os mais graves, proporciona a técnica necessária para o mercado. "O contato do médico já formado, residente que está se qualificando em psiquiatria, se dá com o paciente grave, o que faz com que ele adquira uma consistência técnica para manejar e cuidar do paciente, muito importante, já que o profissional que consegue cuidar do grave, vai conseguir cuidar de pacientes com quadros menos agudos, menos severos. O residente lida com pacientes na urgência, na admissão, na enfermaria, os já internados e também no ambulatório do MPHU, sendo um profissional completo para aquilo que a sociedade pede, para o perfil sanitário da sociedade, e o perfil de mercado também. Sem dúvida, a Universidade alcança uma conquista importante, sedimenta essa conquista ao abrir uma nova turma, e a alta procura demonstra que foi uma escolha feliz, acertada e a confiabilidade na qualidade daquilo que nós ofertamos para o mercado", finaliza Marçal.