Representantes da gestão de saúde da Uniube cumprem agenda na Secretaria Estadual de Saúde | Acontece na Uniube

19 de julho de 22

Carolina Oliveira

Representantes da gestão de saúde da Universidade fizeram uma visita institucional à Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, em Belo Horizonte. O diretor de serviços em saúde da Uniube, Iraci Neto, e o diretor técnico do MPHU, Raelson de Lima Batista, apresentaram o Catálogo do Complexo de Saúde Institucional, que conta com as Clínicas Integradas, MPHU, HVU, IMM. O intuito é obter abertura na secretaria para novas parcerias e convênios, buscando o fortalecimento de ações com a secretaria de estado.

A primeira reunião foi com a MG Transplante, que é o órgão gestor regulador dos transplantes em Minas Gerais, responsável pela captação, estruturação de captação, e gerenciamento da fila. "A visita a BH foi programada para a aproximação do MPHU, importante prestador de serviços também para o SUS na cidade de Uberaba e região. Um dos encontros foi agendado para o MG Transplantes, unidade vinculada à Secretaria Estadual da Saúde de Minas Gerais, que coordena o fomento e a disponibilidade de órgãos para transplantes em todo o estado de Minas Gerais. Foi um encontro com o coordenador estadual, que nos recebeu e permitiu conhecer toda a estrutura do MPHU e as possibilidades para ampliarmos os serviços de transplante hoje prestados. Foram discutidas várias alternativas para melhoria da captação de órgãos e aumento dos transplantes locais", conta o diretor técnico do MPHU, Raelson de Lima Batista.

O Instituto Maria Modesto (IMM), antigo Sanatório Espírita, também esteve em pauta durante a visita. Foram apontadas as potencialidades e as possibilidades de avanço nas políticas públicas em reabilitações. "Nós apresentamos o relatório técnico ao secretário, com os avanços, o novo modelo assistencial proposto e alguns resultados. Nós somos referência no Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de MG, e queremos potencializar isso, porque a saúde mental tem uma carência e deficiência em relação à estrutura de prestação de serviço assistencial na reabilitação de saúde mental. Mas pontuamos especificamente três interesses em relação ao IMM, que é a abertura do ambulatório de psiquiatria, vinculado à residência médica com a equipe multiprofissional que nós conquistamos recentemente; a abertura uma Unidade Dia, com atendimentos ambulatoriais dos municípios que são considerados CAPS, são centros de reabilitação psicossocial e a internação hospitalar, que denominam Hospital Dia, onde o paciente que está desospitalizado recebe um reforço apenas durante o dia, com toda a atenção assistencial e também de reabilitação social, com cortes de cabelo, pintura, costura, atividades lúdicas, esportivas, manuais e em grupo. Vimos também a possibilidade de sermos inseridos em uma resolução estadual recente, de incentivo a diária de internação psiquiátrica ou reabilitação de saúde mental", explica o diretor de serviços em saúde da Uniube, Iraci Neto.

A visita se estendeu à Secretaria de Estado do Meio Ambiente, onde demandas do Hospital Veterinário da Uniube foram discutidas. "A Secretaria de Estado esteve no HVU para fiscalizar a estrutura das castrações e gostaram muito da estrutura hospitalar veterinária que nós temos, com o manuseio e manejo, e principalmente da parte acadêmica e educacional, que fazemos através de projetos sociais e educacionais vinculados ao município. Essa integralidade chamou atenção da equipe. Encaminhamos um relatório com toda a história do HVU, estrutura do hospital, além de todas as parcerias que nós já fazemos, com órgãos de segurança como Polícia Militar, Corpo de Bombeiro, Ministério Público, ONGs, contrato com o município, o Instituto Mineiro de Floresta, o Instituto de Águas dentre outros. Além disso, discutimos a possibilidade de sermos um ponto de apoio da Secretaria do Manejo nesse fortalecimento da causa animal e dos atendimentos a toda estrutura de meio ambiente e na parte educacional ambiental nas escolas", ressalta Iraci.

Agora a Instituição vai dar andamento nas documentações necessárias para futuras parcerias. "Os documentos com as propostas sobre os planos de saúde foram formulados com antecedência e já deixamos com os representantes. Em relação ao Instituto Maria Modesto, teremos duas reuniões com o município após essa visita a BH, para discutirmos essa indicação e sugestão do próprio secretário de estado, de modelar o instituto dentro dessa recomposição da demanda de saúde mental, e a Instituição defenderá realmente essa viabilidade de parceria", finaliza.