Rede de leituras Uniube mantém atividades on-line durante pandemia | Acontece na Uniube

Rede de leituras Uniube mantém atividades on-line durante pandemia

19 de maio de 20

O projeto de Extensão “Rede de Leituras” dos cursos de Letras Uniube (EAD) mantém as atividades da Oficina de Poesia e Arte de maneira on-line, em substituição às reuniões presenciais que ocorriam todas as quintas-feiras. A oficina é desenvolvida na Fundação Gregório Baremblitt – CAPs Maria Boneca desde 2017 e tem o objetivo de estreitar os laços da Universidade com a comunidade.

Durante o isolamento social, ocasionado pela alta disseminação do novo Coronavírus, são gravados vídeos, semanalmente, para os pacientes da Fundação, que podem acessar o encontro pelo Facebook: Caps Maria Boneca.

“Para não interromper as oficinas, foi decidido, entre a equipe da Uniube e os gestores da Fundação, manter as atividades. Para tal, a continuidade do projeto acontece por curtos vídeos para aqueles pacientes que têm condições de acompanhar por meio de celular. Essas gravações contam com a participação dos coordenadores do projeto, professores: Henrique Campos Freitas, Kátia Maria Capucci e Luciana Góis Barbosa, e dos alunos extensionistas: Luan Ayala Baleeiro e Marlon da Costa Maia”, conta Henrique.

Ainda segundo o professor, manter as ações extensionistas, neste período, auxilia os participantes do projeto no tratamento terapêutico, principalmente pela atual situação que estamos vivendo. “O objetivo da continuidade, mesmo a distância, das atividades do projeto, é muito importante, porque, além de nos reinventarmos toda semana, continuamos com o compromisso firmado com aqueles que sempre estiveram frequentes em nossas oficinas. Levamos carinho, alegria, afeto e uma palavra de conforto para que possam enfrentar esta situação que assola o mundo”.

Os vídeos são gravados com o objetivo de levar mensagens positivas aos pacientes e mantê-los conectados com a oficina, desenvolvendo, de casa, com o material que tiverem (lápis de cor, giz de cera, folha branca ou de caderno), as sugestões propostas. Essas instruções motivadoras envolvem a produção de desenhos, frases, textos poéticos, narrações curtas. “Para estimulá-los a continuarem desenvolvendo as atividades, são apresentados poemas já trabalhados nas oficinas, novos poemas ou músicas, que são encontradas no YouTube. Também, é solicitado que eles guardem estes desenhos ou textos para que, no retorno das atividades presenciais, os pacientes possam apresentar e comentar para os colegas o que produziram”, continua o professor Henrique.

Todo o material produzido vai compor, no final do ano, um “Álbum de Recordações”,  em forma de caderno, para mostrarem, aos familiares e amigos, a produção desenvolvida por eles nas oficinas durante este período de isolamento social. “Pretende-se, portanto, levar, a estes pacientes, um alívio, um  momento de alegria, de afetividade, de carinho e de cuidado”, finaliza.

Para ter acesso aos vídeos, basta acessar o link: https://www.facebook.com/capsmariaboneca/