Projeto Velho Amigo realiza ação de Natal em asilo de Uberaba | Acontece na Uniube

Projeto Velho Amigo realiza ação de Natal em asilo de Uberaba

23 de dezembro de 22

Os alunos do projeto de Extensão Velho Amigo participaram, na última semana, de uma ação de natal no asilo Lar Acolhida. Durante o encontro, os graduandos distribuíram presentes, bem como realizaram uma comemoração com os idosos do local. O projeto é desenvolvido desde 2017 e tem o objetivo imediato de auxiliar os idosos, bem como proporcionar a interação humana dos alunos como forma de desenvolvimento do cuidado com o processo do envelhecimento nas sociedades.

Participam do projeto alunos de Medicina, Odontologia e Psicologia. As ações são realizadas por meio de visitas semanais no Asilo Lar Acolhida, bem como em datas festivas. "Inicialmente, nós temos o desenvolvimento da humanização dos alunos, mas também o objetivo mais amplo de sensibilizar a sociedade para a importância do cuidado com o envelhecimento ao qual todos nós estamos sujeitos", explica o coordenador do projeto, professor do curso de Medicina da Uniube, Sylas Scussel Junior

Para o aluno do 4º período de Medicina, Gustavo Santana Fonseca Caetano Dias, a ação de Natal do projeto é um dos momentos mais marcantes. "É um momento único em que nós levamos presentes aos idosos que moram no asilo e, ao mesmo tempo, recebemos algo que nada no mundo paga: um sorriso sincero e acalentador de uma pessoa que às vezes está ali com saudades da família, ou que se sente abandonado. Isso jamais seria possível sem o projeto Velho Amigo, pois foi graças a ele que consegui ter um maior contato com esse grupo de pessoas e entender as necessidades delas, que muitas vezes não é de bens materiais. Acho que tanto para mim, quanto para os moradores do Lar, o Velho Amigo é um ato de renovação, de amor e de carinho, que proporciona sentimentos e momentos tão bons", enaltece o aluno.

O projeto publica periodicamente postagens sobre o tema, bem como realiza lives e encontro com profissionais como geriatras ou psicólogos. "Essas ações, como a do Natal, têm sido extremamente gratificantes, pela perspectiva de colaborar não só como Instituição, no aspecto de estrutura física ou na parte mais específica da fisioterapia, psicologia e a própria medicina, organização da medicação, mas também e principalmente no apoio aos familiares e destaque para um tema tão importante", finaliza o professor.