Projeto de professores do curso de Fisioterapia é aprovado em primeiro lugar em programa de incubação de empresas da Uniube | Acontece na Uniube

20 de outubro de 22

FASS é primeiro equipamento nacional de Mobilização Precoce e ganhou o primeiro lugar em concurso da Unitecne

Carolina Oliveira

Professores do curso de Fisioterapia da Uniube desenvolveram o projeto Sistema de Terapia Pelo Movimento Para Mobilização Precoce de Doentes Críticos, que foi premiado em primeiro lugar do 2º Concurso de Ideias para Incubação da Unitecne 2022/1. FASS, nome dado ao equipamento, foi desenvolvido após várias discussões sobre a importância da Mobilização Precoce no ambiente hospitalar, principalmente voltada para doentes críticos. O objetivo era desenvolver um equipamento que pudesse ajudar os fisioterapeutas na realização da Mobilização Precoce, e impactasse na reabilitação funcional do doente crítico, reduzindo o período de internação, os custos dos serviços de saúde, e aumentando a qualidade de vida dos doentes pós-alta hospitalar.

O projeto concorreu ao prêmio pelos critérios: Evolução de desenvolvimento do empreendimento dentro do programa de incubação Unitecne; Engajamento nas ações oferecidas pela incubadora; Grau de inovação da solução e Desempenho geral no Demoday. "A ideia surgiu após discutirmos com nossos alunos vários artigos científicos sobre os benefícios da Mobilização Precoce no Ambiente Hospitalar, principalmente aplicada em doentes críticos, após vivenciarmos, também com nossos alunos, as dificuldades que os fisioterapeutas encontram de inserirem protocolos de Mobilização Precoce nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI), pois há uma demanda muito grande de doentes críticos, e o profissional destina muito tempo das sessões em condutas de fisioterapia respiratória. Nós reconhecemos a importância da Mobilização Precoce principalmente na redução do tempo do doente no suporte ventilatório, redução no tempo de internação, que impactam nos custos de serviços de saúde, mas concordamos que há várias barreiras na atuação fisioterapêutica para a implantação de protocolos de Mobilização Precoce, e dessa forma um equipamento para mobilizar os doentes críticos auxiliaria em vários aspectos", explica a Profª Drª Fernanda Regina de Moraes.

A ideia surgiu a partir do trabalho do curso de Fisioterapia no Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU), com a expectativa de desenvolver o equipamento e utilizá-lo inicialmente no hospital. "Pretendemos realizar vários trabalhos científicos com a comunidade acadêmica, não apenas do curso de Fisioterapia, mas também com a equipe multidisciplinar do MPHU, e depois divulgar os resultados e o equipamento para outros hospitais, para outros serviços de saúde. Nosso projeto tem estreita relação com o curso de Fisioterapia, mas esperamos desenvolver pesquisas com o equipamento, englobando outros cursos da Instituição, o que já é interesse dos nossos parceiros dos cursos de Engenharia", conta.

O equipamento poderá ser utilizado não apenas no ambiente hospitalar, mas também por serviços de Home Care, por diferentes serviços de saúde. "Sabe-se que a imobilidade do doente crítico é extremamente danosa ao organismo e impõe várias limitações que impactam na sua funcionalidade, no tempo de internação e por consequência, nos gastos hospitalares. Dessa forma, o objetivo do projeto é desenvolver um equipamento para realização de mobilização precoce no doente crítico hospitalizado, que ofereça diferentes opções de mobilização, de exercícios, e também de monitorização do doente. Várias populações se beneficiarão com a criação desse equipamento, não somente os doentes críticos hospitalizados, mas também os fisioterapeutas, os demais profissionais intensivistas, os gestores hospitalares e os familiares dos doentes", afirma.

Já iniciaram o desenvolvimento do FASS, nome inicial do equipamento, com o auxílio da Unitecne, a incubadora de empresas da Uniube. "Nós inscrevemos a ideia em um edital da Unitecne, fomos aprovados, e no processo inicial de incubação da nossa ideia, nós tivemos grandes aprendizados, fizemos parcerias, uma delas com os Cursos de Engenharia, os quais já desenvolveram o modelo inicial do equipamento. Recentemente, inscrevemos o projeto no Programa Centelha de Minas Gerais, que visa estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora. O programa tem o propósito de oferecer capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias em negócios de sucesso. A ideia é desenvolvê-lo na Uniube, com a participação de vários cursos e com o apoio da Unitecne, bem como desenvolver pesquisas científicas com o FASS, incluindo nossos alunos, divulgando o nome da Universidade e do MPHU, tornando-os referência em Mobilização Precoce. Assim, nós estamos nesse caminho, batalhando para que nossa ideia se torne realidade e possa beneficiar várias populações", avalia.

"Nós inscrevemos o projeto no 2° Concurso de Ideias para Incubação na Unitecne, fomos selecionados e participamos do processo de incubação do projeto, que foi extremamente valioso, de imensuráveis aprendizados, e ao final do processo, nós fomos premiados. Conquistamos o primeiro lugar, o que nos deixou imensamente felizes e reforçou a nossa energia para continuarmos batalhando pela criação do FASS, o primeiro equipamento nacional de Mobilização Precoce", comemora Fernanda.

Autores do projeto:

Prof. Dr. André Jeronimo