Projeto de Extensão Jardim de Aromas realiza ação no CAPS Elias Barbosa
Os alunos da Uniube, participantes do projeto de extensão Jardim de Aromas, realizaram, sob supervisão da professora Tatiana Reis, uma ação sobre o uso de plantas medicinais no combate à ansiedade, voltada aos pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Elias Barbosa.
Durante a atividade, foram propostas duas dinâmicas interativas. Na primeira, os pacientes utilizaram bexigas como forma simbólica de liberar emoções reprimidas; já na segunda, eles participaram de uma atividade sensorial com plantas medicinais, que foram identificadas por meio do olfato.
A coordenadora do projeto, Tatiana Reis, destaca que essas ações fortalecem o vínculo entre a Universidade e a comunidade, além de promover o cuidado integral com as pessoas. "Rodas de conversa e momentos como esse são fundamentais para a troca de experiências, reflexões e aprendizados. As plantas medicinais podem contribuir para o bem-estar, desde o uso terapêutico até o próprio cultivo. As atividades também aproximam pacientes, acadêmicos e profissionais, ao resgatar o conhecimento tradicional sobre o uso das plantas e incentivar práticas seguras e conscientes na promoção da saúde", pontua a docente.
O farmacêutico do CAPS, Flávio Teixeira, elogiou a iniciativa e ressaltou a importância do tema para os pacientes. "A equipe liderada pela professora Tatiana desenvolveu uma ação muito significativa sobre ervas medicinais. Muitos dos nossos pacientes fazem uso simultâneo de medicamentos e chás, e é essencial compreender as possíveis interações entre essas substâncias. Foi uma rica troca de conhecimentos, em que eles se envolveram nas dinâmicas e participaram de forma ativa", destacou.
Para Lauany Lima Minguim, aluna do 6º período de Enfermagem, a atividade propiciou um aprendizado coletivo. "Refletimos sobre nossas responsabilidades futuras e sobre a importância do aprendizado interdisciplinar. A ação extensionista é essencial para o desenvolvimento profissional e pessoal, pois nos faz vivenciar, na prática, o propósito da nossa escolha pela área da saúde", afirma.
A aluna Paula Beatriz Leal, do 4º período de Farmácia, reforçou o papel transformador da extensão universitária. "Estar em contato com a comunidade nos coloca diante das reais necessidades da sociedade. Fazer parte do projeto Jardim de Aromas ressignificou meu olhar sobre a profissão. Caminhos muitas vezes esquecidos no dia a dia ganharam vida e valor por meio dessa experiência", finaliza.
Pâmela Rita