Projeto de Extensão Jardim de Aromas realiza ação no CAPS Elias Barbosa | Acontece na Uniube

Projeto de Extensão Jardim de Aromas realiza ação no CAPS Elias Barbosa

03 de novembro de 25
1 / 5
2 / 5
3 / 5
4 / 5
5 / 5

Os alunos da Uniube, participantes do projeto de extensão Jardim de Aromas, realizaram, sob supervisão da professora Tatiana Reis, uma ação sobre o uso de plantas medicinais no combate à ansiedade, voltada aos pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Elias Barbosa. 


Durante a atividade, foram propostas duas dinâmicas interativas. Na primeira, os pacientes utilizaram bexigas como forma simbólica de liberar emoções reprimidas; já na segunda, eles participaram de uma atividade sensorial com plantas medicinais, que foram identificadas por meio do olfato. 


A coordenadora do projeto, Tatiana Reis, destaca que essas ações fortalecem o vínculo entre a Universidade e a comunidade, além de promover o cuidado integral com as pessoas. "Rodas de conversa e momentos como esse são fundamentais para a troca de experiências, reflexões e aprendizados. As plantas medicinais podem contribuir para o bem-estar, desde o uso terapêutico até o próprio cultivo. As atividades também aproximam pacientes, acadêmicos e profissionais, ao resgatar o conhecimento tradicional sobre o uso das plantas e incentivar práticas seguras e conscientes na promoção da saúde", pontua a docente. 


O farmacêutico do CAPS, Flávio Teixeira, elogiou a iniciativa e ressaltou a importância do tema para os pacientes. "A equipe liderada pela professora Tatiana desenvolveu uma ação muito significativa sobre ervas medicinais. Muitos dos nossos pacientes fazem uso simultâneo de medicamentos e chás, e é essencial compreender as possíveis interações entre essas substâncias. Foi uma rica troca de conhecimentos, em que eles se envolveram nas dinâmicas e participaram de forma ativa", destacou. 


Para Lauany Lima Minguim, aluna do 6º período de Enfermagem, a atividade propiciou um aprendizado coletivo. "Refletimos sobre nossas responsabilidades futuras e sobre a importância do aprendizado interdisciplinar. A ação extensionista é essencial para o desenvolvimento profissional e pessoal, pois nos faz vivenciar, na prática, o propósito da nossa escolha pela área da saúde", afirma. 


A aluna Paula Beatriz Leal, do 4º período de Farmácia, reforçou o papel transformador da extensão universitária. "Estar em contato com a comunidade nos coloca diante das reais necessidades da sociedade. Fazer parte do projeto Jardim de Aromas ressignificou meu olhar sobre a profissão. Caminhos muitas vezes esquecidos no dia a dia ganharam vida e valor por meio dessa experiência", finaliza.


Pâmela Rita