Projeto de Extensão do Direito Uniube promove V Simpósio nesta sexta | Acontece na Uniube

Projeto de Extensão do Direito Uniube promove V Simpósio nesta sexta

07 de dezembro de 23

O Projeto de Extensão "Aprender Direito no Ensino Médio" (ADEM) promove o V Simpósio, com palestras, emissão de certificados, sorteios e espaço para diálogo, nesta sexta-feira (8), no anfiteatro da Biblioteca, no campus Aeroporto da Uniube. Estão confirmadas as palestras de Marcelo Cardoso Pereira, Mara Cristina Piolla Hillesheim e Alan Damas de Freitas Alves.

O projeto "ADEM" foi criado com a finalidade de fomentar a interação entre estudantes do Ensino Médio e temas jurídicos, com o ensino teórico e prático para contribuir para a concretização dos direitos sociais na educação. Os temas abordados no projeto giram em torno de noções gerais de Direito Constitucional, Estado Democrático de Direito, Direitos e Garantias Fundamentais, o Princípio da Dignidade da Pessoa Humana, funções essenciais à Justiça, formas de participação popular, Estatuto da Criança e do Adolescente, Estatuto do Idoso, Direito do Consumidor, o Jovem no Mercado Trabalho, entre outros assuntos relevantes.

Após a escolha dos eixos principais, os alunos ministram aulas sobre os temas escolhidos nas escolas do Ensino Médio parceiras do projeto. Essas aulas são conduzidas de maneira didática, priorizando a troca de informações e o desenvolvimento do senso crítico.

No simpósio desta sexta-feira (8), seis acadêmicos de Direito vão conduzir apresentações sobre o Projeto de Extensão. E uma aluna da escola estadual Minas Gerais estará presente com um trabalho em banner.

Para a professora e coordenadora do projeto, Jussara Melo Pedrosa, o ADEM é uma forma de alunos da rede pública terem acesso a conceitos importantes do convívio em sociedade e construírem noção apurada de direitos e deveres. Durante o ano de 2023, foram realizadas mais de 100 atividades com os alunos das escolas Minas Gerais e Francisco Cândido Xavier.

"Estreitar relações entre jovens estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e o ordenamento jurídico pátrio, apresentando-lhes o significado e a extensão dos direitos e garantias fundamentais, por meio de contribuição para a efetivação do direito fundamento à educação. Para a comunidade escolar de Uberaba é de grande valia, pois os alunos terão acesso a esses conceitos e vão saber, como cidadãos, sobre direitos e deveres", informou Jussara.

Luiz Henrique Cruvinel