Projeto de Extensão da Uniube realiza oficina de capacitação do uso de ferramentas digitais | Acontece na Uniube

01 de dezembro de 23

O Projeto de Extensão "Educação Digital e Comunidade", formado por alunos dos cursos de Engenharia, Sistemas de Informação e Análise e Desenvolvimento de Sistema da Uniube, realizou a 1ª oficina didática com foco na capacitação do uso de ferramentas digitais, como Word, Excel e PowerPoint. Segundo o professor Cleiton Silvano, cerca de 25 pessoas, entre internos e externos da universidade, estiveram presentes na atividade, no último sábado (25).

Para o professor, os alunos estão inclusos em um contexto em que a tecnologia avança de forma muito rápida. Cada dia que passa, novas ferramentas exigem que os profissionais estejam atentos e atualizados com as mudanças.

"Mesmo sendo ferramentas simples, as pessoas aprenderam recursos novos durante o evento. Então, foi uma prova bem evidente de que, mesmo que uma pessoa já saiba mexer com determinado aplicativo, teve detalhes, teve dicas que foram passadas durante o evento, que até quem sabia, aprendeu mais. Então, foi muito relevante no sentido de quê? De aumentar cada vez mais a capacidade, o conhecimento das pessoas de uma maneira geral", considerou Cleiton.

Para o aluno Lucas de Oliveira Silva, do 5º período de Engenharia Mecânica da Uniube, o projeto é importante, pois traz experiências da vida profissional aos alunos e mostra, de fato, algumas exigências do mercado de trabalho atual. Além disso, a experiência de compartilhar estratégias e ideias com pessoas diferentes é um diferencial no período acadêmico.

"Foi muito bom, porque nos preparamos para falar na frente das pessoas, temos contato com grupos diferentes, cursos diferentes, cabeças diferentes. E na vida profissional, veremos isso. E nos prepara porque, estando em uma 'função de professor', nós alunos mudamos a percepção. Estamos acostumados a ser as pessoas que sentam na cadeira e escutam, mas às vezes, no futuro, podemos estar diante de momentos que nos colocam à frente de um público. Ou seja, começamos a nos acostumar com isso e aprender a falar melhor, de forma mais didática", declarou o estudante.

A oficina foi aberta e reuniu, além de alunos de engenharia e professores, estudantes de outras graduações e colaboradores interessados em aprender e desenvolver as habilidades nas ferramentas apresentadas.

Luiz Henrique Cruvinel