Projeto de Extensão da Uniube leva fitoterapia para pacientes SUS em Uberaba | Acontece na Uniube

Projeto de Extensão da Uniube leva fitoterapia para pacientes SUS em Uberaba

16 de novembro de 23

Os alunos dos cursos de Farmácia, Enfermagem, Medicina e Odontologia da Uniube, pelo Projeto de Extensão "Jardim de Aromas", levam o tratamento fitoterápico e a importância de plantas medicinais para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em Uberaba. A ação faz parte do calendário de Outubro Rosa e Novembro Azul, com intuito de orientar homens e mulheres sobre o uso racional de plantas e remédios naturais.

As atividades são realizadas na sala de espera da Unidade de Saúde da Família (USF) Dr. Romes Cecílio, na avenida Orlando Rodrigues da Cunha. No local, os alunos explicam aos pacientes sobre os efeitos curativos e preventivos das plantas, em especial a prática relacionada à saúde da mulher, como tratamento de sintomas da menopausa, ansiedade e escalda de pés.

Para a coordenadora do Projeto de Extensão "Jardim de Aromas", professora Tatiana Reis, campanhas como essa são importantes para o resgate do conhecimento popular. "As campanhas educativas são momentos favoráveis para as trocas de experiências, para resgate do conhecimento popular, para a conscientização sobre o preparo e uso correto de plantas medicinas e fitoterápicos", pontua.

Aluna do 2º período de Enfermagem da Uniube, Anna Jullya Nunes Moraes afirma que a troca de experiências transforma a atividade em um evento importante não só para os acadêmicos, mas para toda a comunidade.
"Foi uma experiência incrível. Mostramos e falamos para os pacientes sobre o 'Escalda Pés', enfatizando a forma de uso, indicações e contraindicações, os benefícios das plantas medicinais. Oferecemos chá de capim-cidreira e explicamos o que esse chá pode ajudar no dia a dia", completou.

A gerente da USF, Cláudia Beatriz Mota Moreira, avaliou como extremamente positiva a ação do Projeto de Extensão. "Tivemos a oportunidade de entender mais sobre os efeitos curativos e preventivos das plantas. Experimentamos chás e tivemos o privilégio de experimentar o 'Escalda Pés'. Assim, nossos usuários e servidores se sentiram muito felizes com a experiência e a aquisição de conhecimento", afirma.

Luiz Henrique Cruvinel