Projeto de Extensão da Uniube auxilia Escola Municipal no desenvolvimento de produto para Olimpíadas de Empreendedorismo | Acontece na Uniube

22 de dezembro de 22

Os alunos da Escola Municipal Geni Chaves ganharam em 3º lugar na III Olimpíadas de Empreendedorismo. O produto apresentado pela Escola na competição teve suporte do projeto de Extensão Jardim de Aromas, grupo formado por graduandos do curso de Farmácia, que tem o objetivo de desenvolver ações sobre o uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos. O projeto colaborou na orientação de ideias, na criação de logo e rede social para a divulgação do produto.

A Olimpíada de Empreendedorismo é uma iniciativa do Sebrae Minas, em parceria com a Prefeitura de Uberaba/Secretaria de Educação/Secretaria do desenvolvimento Econômico, turismo e inovação e Geoparque Uberaba/UFTM. É uma competição de jovens empreendedores das Unidades de Ensino da Rede Municipal de Uberaba e tem o objetivo de estimular os alunos a pensarem em soluções criativas e funcionais. Neste ano, o tema da edição foi "dinossauro, zebu e Chico Xavier"

"A 3ª Feira do Empreendedor tem uma oportunidade de os alunos colocarem em prática conceitos, formularem estratégias, experimentarem por alguns meses tudo o que um empreendedor enfrenta no dia a dia. Os desenvolvimentos destas competências empreendedoras serão utilizados por toda a vida profissional dos participantes, permitindo-os realizar escolhas que farão a diferença em suas vidas", explica a professora da Escola, Gilma Medalha.

A Escola Professora Geni Chaves optou pelo tema Chico Xavier, e criou a empresa Xaviervas, responsável pela produção de bombom e pirulito de chocolate, com erva doce. Os alunos fizeram pesquisas sobre os usos medicinais da erva doce, cultivaram a planta e testaram receitas para elaboração do produto. Os produtos foram elaborados com o objetivo de homenagear Chico Xavier através do formato de boina, um acessório muito usado por ele. "Para agregar valor ao produto realizamos parceria com uma artesã para confecção de embalagens de crochê e cartões que poderiam acompanhar os bombons com frases de lições de vida escritas por Chico Xavier", complementa Gilma.

A Farmácia da Uniube foi, então, procurada para atuar como parceira do projeto, denominado Farmaescola. Participaram também alunos do curso de Odontologia da Universidade. "Este evento tão marcante na cultura, juntamente com a parceria da Uniube, por meio do curso de Farmácia, começou a instigar os alunos a buscarem o empreendedorismo como uma alternativa para inserção no mundo do trabalho, enxergando a possibilidade do universo do curso superior, antes uma realidade distante", continua a professora.

Para se prepararem para a competição, os alunos da Escola Geni Chaves foram recebidos na Universidade. "As atividades propostas contribuíram para que os alunos pudessem vivenciar as atividades práticas em laboratório. A visita proporcionou um enriquecimento ao aprendizado dos conteúdos de botânica através de recursos como lupas e microscópio, pois na maioria das escolas municipais não tem laboratório de ciências. Também, trabalhamos algumas informações sobre os cuidados a respeito do uso de plantas medicinais na visita através de um mural explicativo", esclarece a professora do curso de Farmácia da Uniube, Tatiana Reis.

O grupo Jardim de Aromas criou um Instagram para a empresa Xaviervas Doces. Na página foram inseridas postagens sobre Chico Xavier no sentido de divulgar homenagens, monumentos e locais que podem ser em visitados na cidade de Uberaba. "Gostei muito de participar do projeto, aprendi que nada é fácil, mas que com planejamento, humildade, parcerias fortes e sérias como a do curso de Farmácia da Uniube, conseguimos alcançar o nosso objetivo e tivemos lucro", destaca o membro do Grêmio Estudantil Geni Chaves, aluno do 8º ano, Gabriel Fernandes.

Jardim de Aromas

O projeto de Extensão Jardim de Aromas tem o objetivo de desenvolver ações sobre o uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos integrando alunos de graduação e membros da comunidade. Também, por meio do projeto são realizadas campanhas educativas, resgatados conhecimentos sobre o uso de plantas medicinais e promovida a troca de experiência entre os participantes do grupo.

Os projetos Jardim de Aromas e o Projeto Fórmula de Cuidado do curso de Farmácia tiveram como missão agregar conhecimento prático, laboratorial e teórico à vivência dos integrantes do Grêmio Estudantil Geni Chaves. "Para nós alunos encarregados dessa tarefa, foi uma experiência extremamente enriquecedora. A possibilidade de transferir nossos conhecimentos adquiridos na graduação aos jovens do projeto, fez com que visualizássemos na prática a frase citada acima. Além disso, poder contribuir para geração de novas ideias no empreendedorismo de plantas medicinais junto ao grupo, trouxe a nós como futuros profissionais, um horizonte de possibilidades. Ali tivemos uma grande troca de ensinamentos; a eles uma aproximação com a ciência em sua base e a nós uma humanização, cedida pelas diversas realidades vividas pelos alunos do projeto", comentam os alunos extensionistas do projeto.