Projeto da Uniube Uberlândia é aprovado no edital do governo de Minas Gerais | Acontece na Uniube

Projeto da Uniube Uberlândia é aprovado no edital do governo de Minas Gerais

04 de abril de 23

A Universidade é a única instituição privada de Uberlândia a ser contemplada no programa

A Uniube Uberlândia, por meio da Unitecne (Incubadora de Empresas da Uniube), foi aprovada para participar do projeto VUEI (Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação) do edital da SEDE (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico) de Minas Gerais. Sendo assim, a Universidade passa a ser a única instituição de ensino de Uberlândia aprovada no projeto 2022/2023, no último chamamento público.

O VUEI é um projeto criado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais com o objetivo de fortalecer os ecossistemas de empreendedorismo e inovação universitários. O projeto trabalha a aproximação entre as Instituições de Ensino Superior (IES) mineiras e o mercado, incentivando o desenvolvimento da capacidade empreendedora em alunos e professores.

O time VUEI-Uniube Uberlândia é composto por professores e alunos. O professor Stéfano Schwenck Borges é o coordenador do projeto e explica a importância de a Uniube ser contemplada nesse edital. "O VUEI desperta o protagonismo, a autonomia e a proatividade de alunos da graduação e pós-graduação, e aumenta o número de professores com conhecimento de metodologias de ensino do empreendedorismo. Na prática, a Uniube forma um time de professores e alunos universitários que trabalham em rede para fomento à cultura de inovação e empreendedorismo na Universidade", explica.

Ao todo, fazem parte do projeto VUEI seis alunos com bolsas de R$ 600 pagas pela FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais). A duração da bolsa é de um ano, a mesma duração do projeto. Entre os bolsistas está Giovana Borges, do curso de Engenharia Elétrica. "Participar do VUEI tem sido uma experiência incrível, onde me possibilita estar conectada diretamente ao empreendedorismo e à inovação, aspectos esses essenciais para construir o futuro que almejo", conta a estudante.

Quem também está satisfeito em fazer parte do programa é o Alison Vieira, do curso de Processos Gerenciais EaD. "O que eu vejo com a importância desse projeto são os contatos que a gente pode ter e o impacto de conseguir a network, e de desenvolver projetos com a incubadora Unitecne. Além de ter uma visão melhor de empreendedorismo", revela.

"Durante todas as etapas do programa, os envolvidos possuirão suporte da equipe VUEI, por meio de mentorias, capacitações e auxílio à formação de parcerias para promoção do desenvolvimento desses ecossistemas universitários de empreendedorismo e inovação", finaliza o coordenador do projeto,  Stéfano Schwenck Borges.