Projeto da Uniube promove encontro entre alunos e familiares | Acontece na Uniube

Projeto da Uniube promove encontro entre alunos e familiares

26 de outubro de 18

O curso de Psicologia da Uniube realiza, neste sábado (27), a 9ª edição do “Meu Idoso na Universidade - Expandido”. O evento tem o objetivo de promover, por meio de uma ação didática, conjunta, humana e especial, um momento de reflexão, aprendizagem, convivência, reconhecimento e honra aos parentes, amigos e convidados, eleitos pelos alunos como coparticipantes do sucesso deles na jornada universitária. O encontro acontece das 08h às 12h, nas quadras cobertas da Uniube, no Campus Aeroporto.

Segundo a professora e psicóloga, Regina Basílio, coordenadora do projeto, o evento estimula e desenvolve nos alunos a cultura da gratidão e do reconhecimento. “Proporciona tanto ao aluno quanto ao convidado uma oportunidade única de vivenciarem um momento, verdadeiramente, juntos na universidade e de honrar essas pessoas que participam, de forma direta ou indireta, da trajetória universitária”, ressalta Regina.

O Meu Idoso na Universidade também desenvolve o trabalho em equipe, uma prática que será constante na vida profissional. “Dessa forma, proporciona aos alunos a oportunidade de observarem, na prática, o que estudam na teoria. Ou seja, situar os alunos, por meio de uma vivência conjunta, quanto aos conteúdos estudados nas referidas unidades temáticas.

O projeto conta com o envolvimento dos alunos dos seguintes componentes: Desenvolvimento Humano e Linhas de Cuidado I, II e III, dos 2º, 3º e 4º períodos, respectivamente. “Por meio da indicação dos alunos, as pessoas de qualquer idade podem se inscrever para participar. Afinal, o Meu Idoso na Universidade está em sua versão expandida, ou seja, contempla pessoas a partir de três anos”, conta a professora.

Os grupos são divididos em crianças (de 3 a 11 anos); adolescentes (de 12 a 18 anos); adulto jovem (19 a 39 anos); adulto maduro (40 a 59 anos) e idosos (de 60 anos em diante). Gradualmente, as turmas atuam com atividades próprias para cada idade. Cada grupo participa individual (com dinâmicas para cada faixa etária, a entoação de músicas e informações de interesse próprio) e conjuntamente com todos os outros.