Programa de Incubação de Empresas da Uniube passa a atender alunos da EAD | Acontece na Uniube

Programa de Incubação de Empresas da Uniube passa a atender alunos da EAD

06 de outubro de 22

A Incubadora de Empresas da Uniube (Unitecne) passou a conduzir, a partir deste ano, o processo de incubação de forma totalmente on-line. O novo formato possibilitou à unidade o atendimento de alunos da Educação a Distância (EAD). A Unitecne é uma das unidades do Programa de Empreendedorismo e Inovação da Uniube, cujo principal objetivo é apoiar ideias inovadoras, de base tecnológica, bem como coordenar ações visando à disseminação do empreendedorismo e inovação.

Um dos primeiros projetos aprovados foi o do aluno do curso de Tecnologia em Marketing Digital da Uniube, polo de Ponte Nova (MG), Marcos Coutinho Lemos. Ele, juntamente com a professora Márcia Cristina Freitas, vão receber apoio da incubadora para desenvolver um modelo de negócio de gestão comercial. "Será um aplicativo gratuito em Android e IOS do ramo alimentício. Sistema de gestão para otimização de estoques, dados financeiros, redução de custos, despesas e receitas e tem como principais clientes os empreendedores de médias, pequenas e/ou microempresas", explica.

Já o aluno de Agronomia do polo de Uberaba (MG), Cássio Resende de Moura, criou um projeto com o objetivo de levar às residências uma forma de proteção da pintura da parede, em volta dos adaptadores de tomadas. A criação do aluno visa um produto simples e acessível.  "O projeto em si é muito simples e por ser tão simples e útil, estamos enfrentando algumas dificuldades. Porém, as consultorias disponibilizadas, de forma gratuita, pela incubadora nos direcionam a um caminho que lá atrás não tínhamos pensado, resumindo elas vão nos norteando junto ao amadurecimento. Nossa expectativa é que ao finalizar o protótipo e lançar no mercado, sejamos bem aceitos junto ao público esperado", esclarece Cássio.

Cássio também é egresso do curso de Engenharia de Produção da Uniube, e conta que desde a época da primeira graduação, seus professores incentivavam os alunos a empreender. Ele teve uma primeira experiência empreendedora, mas a pandemia de Covid-19 fez com que mudasse de rumo e decidisse voltar a estudar, dessa vez na modalidade a distância. "Quando entrei em contato, fui atendido com muita presteza. Ali, tive explicações dos caminhos a percorrer e como seriam as consultorias e os apoios da incubadora, incentivando me ainda a me inscrever em mais projetos. Segui os conselhos e estamos em fase de amadurecimento da ideia. A Unitecne será muito importante para contribuir com meu projeto e para que eu possa vencer o desafio e superar as dificuldades na definição do modelo de negócios e a empreender de forma sustentável", complementa.

Segundo Marcos, durante o curso, ele recebeu muita formação teórica e ele também destaca as orientações e a motivação recebidas da Professora Márcia Cristina Freitas Silva para que ele buscasse empreender e dessa forma, o apoio da Unitecne será fundamental para a consolidação de sua ideia em negócio.  "O empreendedor está aqui para ter a motivação, o entusiasmo, a alegria de conquistar seus clientes com força, garra e determinação para obter os resultados com satisfação. É importante ter a humildade e simplicidade para resolver os problemas com atenção, respeito e diálogo, ou seja, palavras que podem resolver os conflitos e as dificuldade do dia a dia. O empreendedor é isso. Ele faz acontecer as oportunidades de trabalho. Faz acontecer de verdade. No problema ele procura a solução", conclui o aluno de marketing digital.

O programa de incubação da Unitecne atende projetos em diferentes níveis de maturidade e disponibiliza para os empreendedores atividades variadas com consultorias, mentorias e muito networking. O formato online permitiu a participação de empreendedores Uberaba, Uberlândia, Iraí de Minas, Perdizes (MG), Londrina e Curitiba (PR) e Imperatriz (MA). Para saber mais sobre o Unitecne acesse e envie sua ideia!  https://unitecne.uniube.br/