Professores da Uniube são selecionados para integrar grupo de pesquisa em agropecuária na Costa do Marfim | Acontece na Uniube

09 de setembro de 22

Projeto desenvolvido pelo CIITTA, em parceria com a Universidade, visa capacitar e treinar pequenos e médios produtores de países em desenvolvimento

Os professores do curso de Medicina Veterinária e do Mestrado em Sanidade e Produção Animal nos Trópicos da Uniube, Guilherme Garcia e Guilherme Venturini viajaram para Costa do Marfim, na África, para prestar consultoria na área de Sanidade, Produção Animal e Melhoramento Genético. O projeto é desenvolvido pela Uniube, em parceria com o Centro Internacional de Transferência Tecnológica Agropecuária (CIITTA), organização sem fins lucrativos que visa o fortalecimento da agricultura em países em desenvolvimento.

O CIITTA tem o objetivo de fornecer iniciativas de transferência tecnológica e atividades de treinamento e capacitação com foco em pequenos e médios produtores rurais. "O CIITTA possui uma gestão profissional com amplo escopo de atuação na formação e capacitação em todas as cadeias de valor agropecuárias, desde a produção básica até o beneficiamento da produção, passando por ferramentas de gestão empresarial, sustentabilidade socioambiental entre outros. As atividades do CIITTA buscam a formação profissional inclusiva e o empoderamento de jovens e mulheres na formação de habilidades técnicas e acesso à tecnologias ecologicamente corretas", explica o Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Uniube, André Fernandes.

A Uniube é uma das Instituições parceiras do projeto, que é liderado pela FGV Europa, e desenvolve várias ações de extensão rural em países da América do Norte, América do Sul e, principalmente, da África. "Já participamos de projetos no México, Gabão e Nigéria. Agora, os docentes da Uniube estão atualmente na Costa do Marfim, em outro projeto do CIITTA. Neste trabalho, está sendo feito um diagnóstico em sete sítios de produção agropecuária do país, para definição do estado atual da agricultura e pecuária em cada um dos locais, com aplicação de um questionário com abordagem econômica, social, de infraestrutura e de capacidade técnica. No retorno da viagem, junto com a equipe da FGV Europa, será apresentado ao governo do país africano um plano de ação para a melhoria da produção de alimentos de origem animal e vegetal", continua o Pró-Reitor.

Foram sete brasileiros destinados para a Costa do Marfim, das áreas de: Medicina Veterinária, Zootecnia, Engenharia Civil e Mecânica e gerente de projetos. "O país passou por uma crise financeira muito grande, durante muitos anos então as propriedades rurais estão bem degradadas. Por isso, nós estamos aqui para avaliar as melhorias de estrutura física e reformas no que diz respeito à Sanidade e Produção Animal. Atualmente, no país, eles não contam com o básico de controle zootécnico dos rebanhos", afirma Guilherme Venturini.

O objetivo principal dos professores é fazer justamente esse controle e o melhoramento genético, juntamente com o papel de sanidade. "O trabalho de sanidade aqui começa no básico. Então, higiene básica, não jogar lixo no chão, separação de animais, conhecimento em diagnosticar doenças. É um ensinamento que parte bem do simples mesmo. E o principal ponto que eles reclamam e precisam de melhoria é que o país não é autossuficiente em produção de proteína animal, eles produzem só 30% e eles querem aumentar esse índice", complementa Garcia.

Na Uniube, são integrantes dessa parceria os professores e pesquisadores: André Fernandes, Eduardo Gouvea, Evandro Rigo, Guilherme Garcia e Guilherme Venturini. "A pesquisa aqui tem sido objeto de discussão de muitas horas em reuniões nossas, porque tudo que a gente traz pra cá é fruto de pesquisa, toda informação, todo conhecimento que a gente já adquiriu e que a gente adquire, tudo é fruto de pesquisa. Então, nós levamos a consciência de que o nosso embasamento é científico. Com certeza a pesquisa, mais uma vez, mostra que deve ser valorizada. E além disso, queremos mostrar pra eles a importância de tudo que nós estamos aplicando para melhorar a qualidade do produto final, que seria a proteína animal", complementa Garcia

O plano futuro é a produção de um diagnóstico e o acompanhamento do que precisa ser melhorado e implementado para a produção de uma proteína animal que supra a necessidade da população do local para, assim, aplicar em outros países. "A viagem tem sido uma experiência muito incrível para, inclusive, a gente valorizar o que temos no Brasil e de ter a chance de ajudarmos uma outra nação. E a gente vê o quanto infelizmente eles necessitam dessa ajuda nossa aqui tanto na área de pessoas, quanto na de criação animal, produção", destaca Venturini.

"Essa parceria é uma excelente oportunidade para docentes e alunos da Uniube, tanto de graduação quanto de pós-graduação, nas áreas de Agronomia, Zootecnia, Agronegócios e Medicina Veterinária. Para a nossa Instituição, além de todos os benefícios acadêmicos, é uma oportunidade única para a nossa internacionalização, com o intercâmbio de profissionais de vários países", finaliza o Pró-Reitor.