Professores da Uniube participam remotamente da Semana de Planejamento | Acontece na Uniube

Professores da Uniube participam remotamente da Semana de Planejamento

31 de julho de 20

Os docentes da Universidade de Uberaba (Uniube) participaram, de 27 a 30 de julho, da Semana de Planejamento do 2º semestre de 2020. A programação, realizada de forma on-line, promoveu palestras com temas definidos pela Pró-Reitoria de Ensino Superior (PROES) e pelos cursos, por meio dos resultados obtidos no semestre anterior.

A Semana de Planejamento tem o objetivo de repensar e refletir sobre a prática docente. Com o ensino remoto, os debates tiveram o foco no contexto atual, e, para isso, foram realizadas as palestras sobre as “Funcionalidades do AVA”, “Google Meet”, “Avaliação Google Forms” e “Importância do desenvolvimento de habilidades socioemocionais”.

De acordo com as coordenadoras, Angelita Souza e Isabela Leitão, o mercado exige que o educador não tenha só o domínio da área de conhecimento, mas que ele seja capaz de se relacionar com o ambiente. “A importância de abordar as ferramentas do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) se dá porque esse espaço agrega recursos e ferramentas tecnológicas que tornam viável a elaboração e a disposição de materiais didáticos.”

Ainda segundo elas, a interação do aluno com o professor no Ava permite a construção do conhecimento individual e coletivo. “Com a adoção dessas abordagens, realça-se o papel do aluno como ator principal do processo e exige-se do docente novas competências e habilidades, uma vez que ele atua como mediador e incentivador do estudo”, pontuam.

O Programa de Formação e Desenvolvimento da Docência possibilita que os educadores tenham uma postura ética à diversidade de ideias, valorizem o planejamento para a definição prévia das atividades, incentivem a disseminação de conteúdos diversificados, compreendam a necessidade da reflexão constante do trabalho e utilizem metodologias que promovam a discussão.