Professores da Educação Básica municipal participam de curso de Formação Continuada em Perspectivas | Acontece na Uniube

28 de julho de 20

Cerca de 50 professores vinculados ao Departamento de Formação Continuada - Casa do Educador Professora Dedê Prais, da Secretaria Municipal de Educação de Uberaba, participam, até dezembro, do curso extensionista de Formação Continuada em Perspectivas, ofertado pela Universidade de Uberaba (Uniube). O objetivo é oportunizar a esses profissionais da Educação Básica municipal vivenciarem um processo de formação continuada, enquanto possibilidade de desenvolvimento profissional.

O curso é fruto de uma parceria entre a Uniube, via Programa de Pós-Graduação em Educação, com a Prefeitura de Uberaba e é coordenado pelos professores da Universidade, Tiago Zanquêta de Souza e Adriana Rodrigues e as professoras do Departamento Marisa Borges, Mariana Cristina de Oliveira e Carina Beatriz Nascimento. Em entrevista, o professor Zanquêta explica detalhadamente a proposta do curso.

O que é o curso de Formação Continuada em Perspectivas? Explique detalhadamente.

Tiago Zanquêta - A formação continuada de professores possui uma trajetória marcada por diferentes tendências, que decorrem de diferentes concepções educacionais. Em oposição à tradicional formação continuada pautada no processo de atualização dos docentes mediante aquisição de novas informações científicas e didático-pedagógicas, as quais circulam de quem sabe para quem pouco sabe, vêm ganhando destaque correntes de orientação crítico-reflexiva, dialógica e problematizadora. É nesta perspectiva que se dá a proposição do presente curso de formação continuada. Nesse sentido, postula-se que a formação continuada de professores necessita romper com modelos verticalizados e antidialógicos, de existência esporádica e descontextualizada, pautando-a ao longo da vida, numa forte articulação entre o pensar e o agir. Este curso de formação está pensado a partir da realidade escolar e para ela converge, como uma oportunidade de formação contextualizada, capaz de proporcionar não só a reflexão das práticas efetivamente vividas pelos professores, como também a atuação nesta mesma realidade a partir da elaboração e vivência de propostas inovadoras para a prática pedagógica.

Qual a proposta do curso?

Tiago - O curso tem por objetivo oportunizar aos profissionais da Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Uberaba, vivenciarem um processo de formação continuada, enquanto possibilidade de desenvolvimento profissional. Temos ainda a finalidade de trabalhar conteúdos pedagógicos e específicos das diferentes áreas (Ciências da Natureza, Ciências Exatas, Linguagens e suas Tecnologias) de forma integrada, de modo a subsidiar projetos interdisciplinares focalizados na escola, a serem implementados pelos professores formadores participantes; aprofundar aspectos teóricos e práticos desses conteúdos, visando à melhoria da qualidade do ensino, com base em uma melhor formação do professor formador; desenvolver as competências dos professores formadores participantes para realizar e apresentar os resultados de outros projetos, incluindo a pesquisa, conduzidos em suas atividades, contribuindo para o conhecimento sobre a prática pedagógica desenvolvida nas escolas da Rede; permitir a vivência de um ensino contextualizado, abordando temas sociais relevantes, de modo a desenvolver as competências do professor formador participante, ligadas aos aspectos socioeconômicos e culturais, de forma a favorecer um ensino voltado para a formação do cidadão crítico, responsável, solidário e consciente de seu papel na sociedade; e, por último, produzirmos um livro no formato de e-book, como forma de socialização das experiências vividas a partir deste curso de extensão, com capítulos elaborados pelos extensionistas.

Para quem se destina?

Tiago - O curso é destinado à equipe de professores formadores vinculados ao Departamento de Formação Continuada - Casa do Educador Professora Dedê Prais, lotados na Secretaria Municipal de Educação de Uberaba. Trata-se de um grupo de professores formadores que desempenham a formação continuada dos professores da rede municipal de ensino de Uberaba. É uma equipe que contempla todas as áreas de conhecimento.

Qual o tempo de duração do curso?

Tiago - A carga-horária do curso é de 45 horas, divididas em três etapas que acontecem na forma de oficinas: 1ª etapa (15 horas): Oficina - A formação continuada em rede: olhares a partir da práxis; 2ª etapa (15 horas): Oficina - Que-fazer e contribuições da pesquisa em educação; 3ª etapa (15 horas): Oficina - Saberes de experiência em movimento Estratégia de execução das oficinas. A metodologia de execução das oficinas é executada na forma de rodas de conversa. O curso teve início no mês de maio e tem a previsão de finalização para dezembro deste ano, por meio da realização de um Simpósio.

Todas as atividades têm acontecido de forma remota?

Tiago - A proposta do curso é presencial. Todavia, em virtude da pandemia de Covid-19 e das medidas de proteção adotadas e recomendadas, tanto pela Prefeitura de Uberaba quanto pela Uniube, o curso está acontecendo remotamente, por meio das salas de reuniões virtuais e das plataformas digitais, como Google Sala de Aula e AVA Uniube.