Professoras do curso de Educação Física da Uniube publicam artigo em revista científica | Acontece na Uniube

10 de fevereiro de 21

As professoras do curso de Educação Física, Izabela Aparecida dos Santos, Lucimara Perente Domiciano e Marina de Paiva Lemos, tiveram o artigo "Nível de atividade física dos profissionais em radiologia de um hospital" aprovado para publicação na revista Arquivos de Ciências do Esporte. Além das docentes, também são autores do conteúdo os ex-alunos do curso Paulo Mateus de Paula, Pedro Henrique de Sousa Garcia e Helton Douglas de Oliveira, e a profissional de Educação Física Ludmyla de Souza Luiz.

Somente em 2020, seis artigos foram publicados em revistas internacionais de renome na área pelas professoras Izabela e Marina, também coordenadoras do grupo de pesquisa Fisiologia do Exercícios na Saúde e no Desempenho Humano (FIESD) da Uniube. O novo artigo reforça a importância em se propor estratégias para a conscientização de públicos específicos, no caso radiologistas, para a prática de atividade física. "Numerosos estudos têm demonstrado a importância da prática de atividade física para a prevenção e tratamento de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), bem como na redução de mortalidade por diversas doenças. Embora haja evidências dos efeitos positivos da atividade física, há um número grande de pessoas inativas", explica a docente Marina.

O projeto também pode auxiliar na construção de programas e projetos que facilitem a prática da atividade física para as populações identificadas como inativas. "A inatividade física e o comportamento sedentário estão possivelmente associados a menor produtividade no trabalho. Por outro lado, até onde sabemos não há trabalhos que avaliam os fatores relacionados a saúde dos profissionais de algumas áreas, como é o caso dos profissionais em radiologia", continua a docente.

Segundo a professora Izabela, a ciência é de extrema importância para qualquer área do conhecimento. Especificamente para a área de Educação, atrelar a prática com o conhecimento científico é primordial. "Um bom profissional de Educação física deve sempre aplicar o conhecimento científico na prática para obter os melhores resultados e trabalhar com segurança. Nós, professoras e coordenadoras do FIESD, entendemos que mostrar a importância da ciência, bem como divulgá-la é um dever da Universidade, por meio de seus professores-pesquisadores. Foi com essa missão que nosso Grupo de Pesquisa foi criado e o maior objetivo é mostrar para nossos alunos que a prática sem evidência é "achismo". Não há dúvidas de que fornecer experiências científicas na graduação favorece a formação profissional e humanística", conclui.

* Fotos tiradas antes da pandemia